No início de novembro, o fotógrafo pernambucano Fred Jordão estreou a exposição Sertão, em que propõe um novo sentido para este lugar, tão costumeiramente estereotipado.
A mostra foi aberta ao público no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, com uma sequência de fotografias que mostram o lado inverso do que sempre foi explorado e associado ao Sertão Nordestino, como imagens que remetem à pobreza, à seca, fome e morte. Transformação e ebulição são alguns dos pontos fotografados.
Agora, Fred lança o catálogo da exposição, uma publicação que traz fotos e textos do próprio autor e da poeta, cantora e compositora Ágda. O projeto gráfico é assinado pela designer Carla Gama
Além do catálogo, o público terá acesso a uma visita guiada com Fred Jordão para conhecer seu processo de trabalho e conversar sobre o resultado. Será neste domingo, 21 de novembro, a partir das 15h. Tanto o catálogo quanto a visita à expo são gratuitos.
A EXPOSIÇÃO
Fruto de um trabalho construído continuamente desde a década de 1990, a mostra Sertão permanece aberta a visitas e inclui fotografias do livro Sertão Verde - Paisagens (2012); do documentário Sertão Século 21 (em produção); além de viagens e pesquisas desenvolvidas pelo autor durante os últimos 25 anos. Ao todo, são 110 fotografias, em formatos variados e impressas em canvas.
"Vejo o Sertão como um território repleto de inquietações e ebulições. As transformações que vêm acontecendo nas últimas décadas criaram camadas distintas – o velho e o novo, o moderno e o arcaico convivem numa simbiose original. O Sertão permanece tradicional e ao mesmo tempo desperta moderno", diz Fred Jordão.
Mais informações sobre autor e obras estão disponíveis em www.fredjordao.com.br.
SERVIÇO:
- Lançamento do catálogo da exposição Sertão, por Fred Jordão - Domingo (21), às 15h, com visita guiada. No Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro, Olinda). Acesso gratuito.
- Horário de visitação da exposição Sertão: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.