VIRAL

Farda da rede pública de ensino de Pernambuco vira tendência no TikTok. Entenda

Fenômeno nasceu espontaneamente com coreografias de brega-funk e piseiro, ganhou amplitude nacional e hoje é a aposta de vários criadores digitais do estado

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 24/11/2021 às 8:31 | Atualizado em 24/11/2021 às 23:35
Vídeos de Luiz Henrique Galvão (@luiizof__) e Anthony Tralha (@anthonytralha) dançando com fardas da rede pública de Pernambuco no TikTok - TIKTOK/REPRODUÇÃO

Grupos de jovens vestidos com a farda da rede pública de ensino de Pernambuco já fazem parte da paisagem dos municípios do estado. Nos últimos meses, eles estão aparecendo em smartphones de todo o país. A camiseta, que é distribuída gratuitamente para os matriculados, virou uma tendência no TikTok, aplicativo que mais cresce no mundo.

O fenômeno nasceu espontaneamente, com estudantes publicando as dancinhas virais do aplicativo durante intervalos ou após as aulas, principalmente coreografias do brega-funk ou do piseiro, ritmos nordestinos que possuem grande alcance na cultura digital.

Um caso emblemático é o de Hugo Moreira, 18, jovem de Araripina que gravou vídeo dançando a música "Rolê (Vai Beber, Vai Chorar, Vai Ligar)", de Tarcíso do Acordeón, com a amiga Thamires Lacerda na quadra da escola. O vídeo alcançou 50 milhões de visualizações no TikTok e hoje o pernambucano se apresenta como "o menino da escola".

Sarah cita um vídeo do humorista Victor Melo (mais de 15 milhões de seguidores no TikTok) que compara a chegada de alunos novatos nos ensinos privado e público. O jovem da escola particular é galã e charmoso, enquanto o "menino do governo" carrega estereótipos de pessoas da periferia.

"Essa visão acaba se perpetuando também nas redes, o que acaba apontando alguns problemas. Ao mesmo tempo, eu não vejo um menino como Victor tendo tanto alcance há uns 10 anos atrás. Eu acho legal que essa galera tenha voz e não tenha mais tanta vergonha de aparecer com a farda", finaliza a estudante.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS