O documentário "Os Beatles e a Índia", dirigido pelo jornalista indiano Ajoy Bose, chega à plataforma HBO MAX nesta segunda-feira (24). A produção acompanha o quarteto britânico na cidade de Rishikesh, na Índia, visita que integrou uma imersão de três anos da banda na cultura indiana.
O filme reúne filmagens de arquivo, fotografias, relatos de testemunhas oculares e comentários de especialistas, juntamente com filmagens de locais em toda a Índia para dar vida à fascinante jornada de George, John, Paul e Ringo. Os músicos deixaram as vidas de celebridades no Ocidente para um remoto local do Himalaia em busca da felicidade espiritual, inspirando uma explosão sem precedentes de composições criativas.
A produção retrata, por exemplo, o primeiro encontro do George Harrison com o instrumento cítara, enquanto os Beatles estavam filmando o filme de comédia "Help!". Mais tarde, o instrumento foi usado na canção "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)", do álbum "Rubber Soul" (1965).
Como os fãs dos Beatles sabem bem, essa influência chega ao ápice em canções como "Tomorrow Never Knows", do Revolver (1966), e "Whitin You Whitout You", do Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band (1967). O uso da estética indiana, juntamente ao uso de lisérgicos naquela época, deu tom à contracultura que tomava conta dos jovens no Ocidente.
O documentário revela algo pouco explorado: o impacto do fenômeno global sobre a juventude indiana. Essa influência do grupo é mostrada por meio do grupo pop contemporâneo The Savages, que nasceu em Mumbai na metade dos anos 1960, e por meio do ator Shammi Kapoor, dançando no filme Janwar, de 1965.
A trilha sonora do documentário foi composta pelo premiado compositor Benji Merrison e gravada no Abbey Road Studio 2, a lendaria casa de gravação dos Beatles, além de Budapeste, Hungria e Pune, na Índia. Compositor com formação clássica, engenheiro e produtor musical, Benji compôs musicas para centenas de projetos em filmes, televisão, instalações e eventos.