O Instituto Francês promove, nesta quinta-feira (12), a Noite das Ideias, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Esta é a sétima edição - sendo a terceira brasileira e a primeira no Recife - do evento que começou em Paris e já acontece em mais de 100 cidades do mundo. Como o nome sugere, o propósito é criar um ambiente para discutir ideias e apresentar conhecimentos sobre desafios de agora.
O tema da Noite das Ideias deste ano é "(Re)construir juntos: nossos sonhos para o amanhã", tocando em assuntos como a reconstrução das sociedades após a pandemia de covid-19. Na programação (ver ao final do post), totalmente gratuita e a partir das 18h30, constam conferências, encontros, fóruns, mesas-redondas, exibições, workshops e performances artísticas.
Esta edição pernambucana da Noite das Ideias é coordenada pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França e tem como produtora a Proa Cultural, com apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Cais do Sertão, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, C.E.S.A.R e Cesar School.
"O fato de Recife ser a única cidade a ter o evento diretamente coordenado pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França da capital pernambucana faz muito sentido para nós - esta é a primeira edição no Nordeste e em Recife, cidade de inovação e de grande riqueza cultural”, contam Sébastien Dahyot, adido de Cooperação e Ação Cultural no Recife, e Vincent Zonca, adido nacional para o Livro e Debate de Ideias.
"Será realizada no magnífico Centro Cultural Cais do Sertão, um modelo de arquitetura aberta ao oceano, gerador de novos ideais e experiências humanistas, essenciais para inventar um mundo em comum", completam.