Caruaru é, com certeza, o município mais famoso e decantado em linha reta na América Latina. Você duvida?
A equipe da TV Jornal percorreu diversos pontos da cidade e conheceu mais sobre Caruaru, que também é chamada carinhosamente de Princesa do Agreste, para desvendar curiosidades e muita história legal em homenagem pelo aniversário de 165 anos de emancipação.
>>> Caruaru completa 165 anos com muita festa. Veja atrações
Feira de Caruaru
A Feira de Caruaru é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2006. Como cantada na canção, a feira tem de tudo e a gente foi atrás ver se era isso mesmo e não é que é verdade?
Tem cesto, balaio, corda, tamanco, greia, tem boi tatu
Tem fumo, tem tabaqueiro, tem tudo e chifre de boi zebu
Caneco, arcoviteiro, peneira, boi, mel de uruçu
Tem carça de arvorada, que é pra matuto não andar nu
Na feira de Caruaru
Tem coisa pra gente ver
De tudo que há aí no mundo
Nela tem pra vender
Na feira de Caruaru
Com certeza você leu esse trecho acima cantando a canção escrita pelo compositor caruaruense Onildo Almeida mas eternizada na voz de Luiz Gonzaga, certo? A importância da feira evidenciada na canção escrita em 1957 é sentida até hoje. Nada mais justo, pois foi a partir da Feira de Caruaru que a cidade foi formada.
A formação de uma cidade
A feira surgiu em uma fazenda localizada em um dos caminhos do gado, entre o sertão e a zona canavieira, onde pousavam vaqueiros, tropeiros e mascates. Então em 1781, o capitão José Rodrigues da Cruz viu que aquilo ali tinha futuro e construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Ao redor daquele local, pessoas foram estabelecendo residência até chegar a proporção atual.