Reaberto em fevereiro após um período de dois anos de restrições por conta da pandemia, o Cinema São Luiz, no Centro do Recife, volta a fechar as portas. Agora, por seis meses. O São Luiz completa 70 anos em 2022.
A reforma faz parte do Plano de Retomada nos Equipamentos, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), anunciado em abril deste ano.
São R$ 16,6 milhões para modernização, requalificação e obras de manutenção na ordem de 11 equipamentos culturais de Pernambuco. Clique aqui para ver a lista completa.
O Cinema São Luiz, em particular, receberá um valor estimado em R$ 1,3 milhão para obras estruturais. São reformas voltadas para modernicação do sistema de climatização e instalação elétrica do cinema.
O espaço reabriu em 24 de fevereiro, sob a gerência do jornalista, professor e curador Luiz Joaquim. Ele foi anunciado em janeiro depois da morte do programador Geraldo Pinho, falecido em novembro passado.
Na época dessa reabertura, já haviam sido anunciada reformas na estrutura: recuperação e instalação do ar-condicionado, a recuperação e calibragem do projetor digital; restauro do teto; higienização das poltronas, carpete e cortina; troca do telhamento.
Quando está funcionamento, o público terá acesso ao cinema entre as quartas e segundas-feiras, tendo recesso apenas nas terças.