Com a divulgação da segunda parte da quarta temporada de Stranger Things, fenômeno do streaming da Netflix, muitos fãs estão se perguntando sobre uma próxima temporada.
A quinta temporada já foi confirmada pela Netflix e deve ser a última da série. Por conta da pandemia, houve um atraso entre as gravações da terceira e da quarta temporada, então já se sabe que essa última fase terá um importante salto temporal.
Em entrevista ao site TVLine, Ross Duffer explicou a necessidade de utilizar a ferramenta narrativa: "Tenho certeza de que faremos um salto no tempo. Idealmente, teríamos filmado [as temporadas 4 e 5] consecutivas, mas não havia uma maneira viável de fazer isso", disse.
"Então, essas são todas as discussões que teremos com nossos escritores quando começarmos a sala", continuou. No entanto, ainda não existe uma data para o lançamento da quinta-temporada.
Como será a quinta temporada de Stranger Things
O final de Stranger Things está sendo planejado há muito tempo. Os showrunners e criadores Matt e Ross Duffer contaram sobre no blog da Netflix:
"Sete anos atrás, planejamos o arco completo da história de Stranger Things. Na época, prevíamos que a história duraria de quatro a cinco temporadas. Foi muito grande para contar em quatro, mas — como você verá em breve — agora estamos nos aproximando do nosso final. A 4ª temporada será a penúltima temporada; a 5ª temporada será a última."
Ross Duffer também já disse ao The Hollywood Reporter que o tempo da pandemia foi fundamental para decidir que a quinta seria a última temporada:
"[A pandemia do COVID-19] nos deu tempo para olhar para frente, descobrir o que é melhor para o show. Começar a preencher isso nos deu uma ideia melhor de quanto tempo precisamos para contar essa história."
Já em entrevista ao site Deadline, os irmãos Duffer confessaram que o final da terceira temporada foi um passo em direção ao final planejado da série.
Os criadores admitiram que inicialmente não sabiam nem se Stranger Things iria além da primeira temporada. A ideia da série era ser curta e limitada, porém tinha potencial (o que foi confirmado pela audiência) de ter o enredo expandido.
Apesar do sucesso, Stranger Things acaba na quinta-temporada para permanecer como uma história redonda e que não fique cansativa para o público.