O Galo da Madrugada realiza, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), a 12ª edição do Forrozão do Galo - este ano, com o nome Forrozão Galo Solidário. Os shows gratuitos no palco e no trio elétrico ocorrem na Praça José Loreto, no Centro.
A programação começa às 19h e ainda conta com cortejo junino, cidade cenográfica, polo com forró pé-de-serra, entre outros atrativos. De acordo com a organização, cerca de 2 mil trabalhadores estão, direta ou indiretamente, envolvidos na realização.
Considerado a abertura do São João no Recife, o evento foi adiado por conta das fortes chuvas na capital pernambucana. Por isso, a festa será ponto de arrecadação de donativos (alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene, etc.) em favor das vítimas.
Shows do Forrozão do Galo 2022
Para a primeira noite do evento, na sexta-feira (8), sobem ao palco os cantores Gustavo Travassos, Loirão e Joelma, que traz para o evento o show da turnê "Isso é Calypso", com um apanhado de alguns dos maiores sucesso de sua carreira - a presença da paraense já é tradição no evento.
Já no sábado (09), a animação ficará por conta da banda Forró do Muído, a cantora Michelle Melo e o forrozeiro Benil.
Trios elétricos e cortejo do Forrozão do Galo 2022
A festa traz ainda, nos trios elétricos – três em cada noite do "Forrozão" -, as cantoras Bia Villa-Chan e Fabiana Pimentinha, o cantor Ivan Gadelha e o grupo Asas da América.
Um cortejo junino, que acompanha os trios elétricos, irá trazer um apanhado de símbolos e manifestações culturais das festas juninas, como quadrilhas, carro alegórico com figuras folclóricas, bonecos gigantes, bacamarteiros, grupos de xaxado e bandeiras dos santos celebrados no mês de junho – Santo Antônio, São João e São Pedro -, entre outros elementos.
A estrutura montada na Praça Sérgio Loreto divide-se nos seguintes polos:
- Polo Musical, que inclui os shows no palco e nos três trios elétricos;
- Polo Raízes, que consiste num espaço exclusivo de apresentações instrumentais e de forró-pé-de-serra – entre as atrações, a Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, formada por alunos da Escola de Música Maestro Lima Neto, iniciativa social do bloco
- Polo Gastronômico, com 25 barracas com comidas típicas e bebidas à venda; e o Polo das Artes, que corresponde à cidade cenográfica montada no entorno da Praça (assinada pelo artista Acácio Damascena), que contará, inclusive, com exposição de obras de arte produzidas por artesãos pernambucanos.