Morreu o guitarrista Manny Charlton, músico fundador da banda escocesa Nazareth e responsável pela produção das primeiras demos do Guns N' Roses. Ele tinha 80 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.
O neto de Manny, Jamie Charlton, contou rapidamente sobre a morte do avô, num post nas redes sociais, com a legenda "Descanse em paz, meu avô."
Manny Charlton nasceu na Espanha, no dia 25 de julho de 1941, migrou para a Escócia ainda criança, onde se tornou um importante guitarrista e músico.
Tocou em muitas bandas, com destaque para a Shadettes, que em 1968 decidiu mudar o nome para Nazareth. Além de tocar, foi produtor e compositor desde a formação da primeira banda, até o ano de 1990.
O último álbum da banda também contou com o maior sucesso dela, um cover de "Love Hurts", dos Everly Brothers. Após deixar o grupo, Charlton lançou um álbum solo e fez dois discos com a Manny Charlton Band, que se separou em 2003.
História com o Guns N' Roses
Na década de 1980, o vocalista do Guns N' Roses Axl Rose queria que Charlton produzisse o primeiro álbum de sua banda, que futuramente se tornaria um sucesso global.
O músico do Nazareth então produziu 25 faixas para a banda, no famoso estúdio Sound City, em Los Angeles. Algumas foram pirateadas e outras se tornaram faixas "lado B". No final das contas, Charlton desistiu de produzir por causa de sua agenda com o Nazareth.