O Prêmio Inspirar 2022 está com inscrições abertas para mulheres que lideram projetos de arte e cultura desenvolvidos em territórios em situação de vulnerabilidade. A premiação, que é realizada pelo Instituto Neoenergia, distribuirá R$ 140 mil entre 16 vencedoras.
Para participar, é preciso conduzir, há pelo menos um ano, ações em alguns municípios dos estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul ou no Distrito Federal. Das 16 mulheres contempladas, 13 delas serão por votação popular; as demais, escolhidas por um comitê em três categorias: Pessoa Física/MEI - Microempreendedora Individual; Coletivos ou grupos não formalizados; Produtoras culturais ou Organizações da Sociedade Civil.
As inscrições ao Prêmio Inspirar 2022 estão abertas, até o dia 5 de agosto, no site do Instituto Neoenergia, por meio do preenchimento de um formulário. Na página, também estão disponíveis todas as informações sobre o Edital e a lista de municípios que a iniciativa abrange.
"Reconhecer essas mulheres é uma forma de potencializar os resultados das suas ações, mostrando que elas fazem a diferença nas comunidades onde atuam e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e grupos em vulnerabilidade social. Além de agentes de mudança, elas têm uma representatividade muito forte, que inspira a sociedade a construir um futuro melhor", diz Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.