O Recife está participando pela primeira vez da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A 14ª edição do evento começou na segunda-feira (18) e segue até a sexta-feira (22), na cidade de Santos (SP).
O título de Cidade Criativa, na categoria Música, foi concedido ao Recife pela Unesco, no último mês de novembro de 2021. É a primeira vez que o encontro global acontecerá na América Latina, reunindo representantes das 295 cidades, de 90 países do mundo.
Com o tema "Criatividade, Caminho para a Igualdade", o evento reunirá autoridades, especialistas e visitantes de várias partes do mundo para debates, trocas de experiência e apresentações de cases de sucesso.
A comitiva do Recife conta com representantes do poder público municipal, entre eles, a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem, os artistas Gerlane Lops e Lucas dos Prazeres.
Os dois artistas participaram do processo de candidatura do Recife à rede da Unesco, tendo sido ouvidos pela gestão municipal para a produção do conteúdo de apresentação da cidade.
Durante o evento, além de participar das discussões, o Recife tem um stand na Expo Criative Cities, no Pavilhão Blue Med, com imagens de alguns cartões-postais do destino e também de seus maiores expoentes musicais e culturais, como Chico Science e o Galo da Madrugada.
Por cima das fotos, trechos de músicas estampam paisagens, e um QR Code dará acesso ao perfil do Visit Recife, com 14 playlists, do frevo ao passinho, passando pelo brega, forró e manguebeat. Para conferir, basta clicar aqui.
Durante a Expo, haverá ainda um show de Lucas dos Prazeres, tocando e cantando todos os ritmos e tradições defendidas há muitas gerações por ele e sua ancestralidade. Gerlane Lops levará seu samba para outro polo do evento, montado no centro histórico da cidade de Santos.