O Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, teve uma noite atípica no final no final de maio. Uma estrutura que simulava a lona de um circo foi montada bem no centro da praça. Dentro, estavam Xuxa Meneghel, Ikaro Kadoshi e dezenas de convidados na plateia - em maioria drag queens da cidade.
"Caravana das Drags", da Prime Video, é um reality show que realiza competições em diversas locações - no Nordeste, Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Luís (MA) também estiveram na rota. A ideia é mostrar a cultura brasileira nesse projeto, que entrará na plataforma em todo o mundo. A atração ainda não tem data de lançamento.
No palco do pequeno circo, as drags que compõem o time da primeira temporada do programa realizaram uma competição de dublagem, linguagem tradicional dessa área e muito usada em "RuPaul 's Drag Race", reality que alavancou o entretenimento drag no audiovisual mundo afora.
Em entrevista no camarim antes do início das gravações, Xuxa disse estar realizando um antigo desejo com o reality. "Já tinha feito um projeto que foi oferecido para a Rede Globo, quando eu ainda estava lá. Seria o 'Rainha, Drags e Queens', comigo e a Ivete Sangalo. A Globo ponderou na época que não era um programa que eles gostariam de ter na grade. Então, eu guardei isso no meu coração", diz.
"Quando a Amazon me ofereceu algo que tinha tudo a ver com o que eu já queria ter feito há muitos anos atrás, eu não ponderei. Eu gritei de alegria. Eu esperei muito para poder fazer isso, sabe? Não titubeei em nenhum momento", continua
Logo quando a existência do 'Caravanas' vazou na imprensa, Xuxa foi alvo de críticas. Existia quem afirmasse que o posto de apresentadora poderia ter sido oferecido a uma drag por uma questão de representatividade.
"Obviamente, eu estou aprendendo", diz Xuxa. "Eu estou descobrindo esse mundo através do programa. Então, como tenho essa oportunidade, sempre digo como estou feliz em me deixarem entrar, me deixarem aprender. Eu tenho muito o que aprender".
A apresentadora ressalta que esse "aprendizado" também será dado ao público "neste momento em que estamos vivendo".
"As pessoas falam muito de preconceito, de discriminação, de violência e sobre como se comportar com as diferenças. Elas mesmas [as drags] falam que às vezes não sabem como agir, falar, se comportar. Se nós já percebemos isso, imagina como é para elas, que estão propondo se expor, a aprender, a ensinar nesse programa".
A eterna Rainha dos Baixinhos vestia um maiô com ombros largos, de tom oitentista, com uma estampa inspirada nos tecidos dos caboclos de lança do maracatu.
A sua peruca também fazia referência ao brincante. É que em cada cidade, ela veste um look que converge com a cultura local. O mesmo ocorre com Ikaro, que tem um vestido com referência às sombrinhas do frevo.
"O que a gente faz com esse programa é mostrar o Brasil para os brasileiros que não conhecem, também para quem não é brasileiro, através da arte drag. É um convite para que as pessoas conheçam o país”, diz Xuxa.
"A drag tem que saber se maquiar, dublar, cantar, emocionar… Em cada lugar que a gente chega, tem algo diferente. A gente vai morar essas diferenças todas de maneira muito forte, porque a arte drag é tudo isso e mais um pouco."
Fora da Record, onde trabalhou entre 2015 e 2020, Xuxa tem explorado as possibilidades do crescimento do mercado das plataformas internacionais no Brasil. Além do “Caravana das Drags”, ela voltará às telas como atriz numa em "Tarã", série da Disney+ com trama centrada na preservação ambiental. A produção terá locações no Acre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Outro projeto bastante aguardado é o documentário sobre sua vida, que está em desenvolvimento no Globoplay. A produção contará com a presença de figuras controversas como a ex-empresária Marlene Mattos, o ator Marcelo Ribeiro (do filme Amor Estranho Amor) e Mara Maravilha. A direção é de Pedro Bial.
"Com o streaming, a internet e globalização e tudo o que vem ocorrendo no mundo, todos nós artistas do passado, dos anos 1980 e 1990, não temos muito o que falar a não ser aprender”, admite Xuxa, sobre a nova fase.
"Não sabemos como nos comunicar com as novas pessoas, pois tudo o que aprendemos no passado, com a TV, mudou. As pessoas mudaram também. Elas decidem o que querem ou não ver. Temos de respeitar e aprender com isso. Me colocar nesse mundo novo é um grande desafio. É algo que quero e estou muito disposta, pois vejo muita gente nova que tá começando".
Para exemplificar como a internet mudou o entretenimento, Xuxa cita Juliette, campeã do "Big Brother Brasil 21". Conforme antecipado pelo Blog Social 1, Juliette é a jurada convidada do episódio da Caravana no Recife.
"É uma pessoa que conseguiu muita coisa em pouco tempo, tem talento e muita coisa para mostrar. As pessoas precisam sim bater palma, aprender e respeitar, acima de tudo. Temos que aceitar ela do jeito que ela é. Quando vamos ver o streaming, vemos pessoas desse tipo, jovens, que parecem ser da família".
"Nós da TV, titia, vovós e vovôs, tivemos que fazer muita coisa para chegar em algum lugar. Para as novas pessoas, temos que nos curvar e dizer 'parabéns'. É isso mesmo. Temos que bater palma", encerra a 'Rainha'.