ACERVO

Revista Estudos Universitários, da UFPE, tem acervo de 60 anos digitalizado; saiba como ler

Publicação nasceu nos anos 1960 sob coordenação de Paulo Freire e Luiz Costa Lima e conta com diversos textos até então inacessíveis aos leitores

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 19/08/2022 às 12:28
ACERVO Capas da revista Estudos Universitários, da UFPE, em 1966 e 2022 - UFPE/REPRODUÇÃO

A "Estudos Universitários: revista de cultura" (EUs), da Universidade Federal de Pernambuco, celebra 60 anos de história em 2022 com a digitalização de todo o seu acervo, publicado originalmente de forma impressa. São mais de 60 números, publicados desde 1962, que já estão disponíveis no site da EUs, no Portal de Periódicos da UFPE.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI), e conta com o apoio do Memorial Denis Bernardes (Biblioteca Central) e da Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife (FDR).

Essas duas últimas instituições disponibilizaram seus acervos e estruturas para a realização dos trabalhos, além de assessoria técnica para o manuseio das obras e a utilização de equipamentos e softwares.

Como surgiu a Estudos Universitários

ACERVO Capa da edição volume 5 da Estudos Universitários, em 1963 - REPRODUÇÃO

A "Estudos Universitários: revista de cultura" foi criada em 1962 pelo Serviço de Extensão Cultural (SEC) da então Universidade do Recife, atual UFPE, sob a coordenação de Paulo Freire e Luiz Costa Lima.

A publicação foi pensada como um veículo de relação universidade-sociedade, numa perspectiva que compreende a cultura enquanto "inserção e não fuga, fruto não só da inteligência, mas também da coragem individual" (Luiz Costa Lima, em introdução à primeira edição).

O projeto da revista permitiu o debate de questões fundamentais sobre a cultura e a educação no Ensino Básico e Superior, assim como deu visibilidade ao cenário de produção acadêmica e literária em Pernambuco, apresentando produções representativas das discussões que aqueciam o meio intelectual brasileiro na segunda metade do século 20.

O que encontrar no acervo da Estudos Universitários

UFPE - Educação Ensino Superior - Universidade - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Nos volumes digitalizados que ora são entregues à sociedade, os leitores poderão encontrar textos de autores como Afrânio Coutinho, Ariano Suassuna, Augusto de Campos, Deborah Brennand, Décio Pignatari, Eliete Santiago, Gilberto Freyre, Henriqueta Lisboa, Hermilo Borba Filho, José Antônio Gonsalves de Mello, Judith Hoffnagel, Luiz Costa Lima, Manuel Correia de Andrade, Maria Virgínia Leal, Miguel Nicolelis, Nelson Saldanha, Newton Sucupira, Sérgio Machado Rezende, e o próprio Paulo Freire.

Muitos desses trabalhos, inclusive, não se encontram disponíveis em nenhuma outra fonte.

A revista é interdisciplinar e, ao longo do tempo, suas temáticas estendem-se por áreas diversas. Nas suas edições, a EUs pôde publicar textos importantes como "O professor universitário como educador" e "Conscientização e alfabetização - uma nova visão do processo", ambos de Paulo Freire e que tratam do seu famoso método, àquela época ainda nas primeiras etapas de sua composição.

De acordo com a UFPE, a disponibilização deste material segue a intenção da democratização do saber acadêmico, pila do serviço de extensão.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS