JANJA

Bordadeiras do vestido de casamento de Janja já pensam em fazer look dela para a posse de Lula: "Se precisar, estaremos a postos"

As bordadeiras do Rio Grande do Norte tiveram seu trabalho em evidência durante casamento de Lula e Janja

Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 04/11/2022 às 8:09 | Atualizado em 06/11/2022 às 20:49
Janja, esposa de Lula (PT), falou ao Fantástico neste domingo (13), futura primeira-dama relata machismo e ciúmes dentro de campanha do presidente eleito, entenda o caso - Reprodução/Instagram @ricardostuckert

Com informações do jornal Extra

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva foi motivo de felicidade para muitos brasileiros, incluindo uma equipe de mulheres que possuem uma relação especial com Janja, esposa do petista.

Elas são as bordadeiras responsáveis por fazer o vestido usado pela noiva no casamento do casal, em maio deste ano. Elas já mantêm a expectativa para a posse do novo presidente e se disponibilizam para criar o modelo que Janja pode usar na cerimônia. As informações são do jornal Extra.

Veja abaixo o que elas falaram sobre o assunto e como é o seu trabalho na Moda. 

Quem são as bordadeiras?

As seis artesãs são de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte. A cidade é conhecida pelo trabalho com linhas feito pelas mulheres, que garantem o sustento de suas famílias e passam de geração para a geração o ofício.

Bordadeiras reunidas com Lula e Janja, em Natal. - Reprodução/Instagram

Desde 2017, elas trabalham para a marca de Helô Rocha, famosa estilista brasileira que já chegou a vestir nomes como Bruna Marquezine e Sharon Stone.

Pensando na produção da futura primeira-dama para a posse no primeiro dia de 2023, as bordadeiras disseram ao jornal Extra que gostariam de ver "uma coisa colorida, bem Brasil, que remeta ao país e ao amor".

Acerca da possibilidade de vestir a socióloga mais uma vez, uma das bordadeiras, Patinha, declarou: "A gente sonha, pensa. Se precisar, estaremos a postos."

Como foi o vestido de casamento de Janja?

A peça era longa, em organza (tecido feito de seda), na cor off white e coberto de bordados. Esses com a técnica de ponto cheio, Richelieu (que tem efeito semelhante ao de uma renda) e sombreado, tudo feito artesanalmente em máquinas de pedal.

Vestido de casamento de Janja, esposa do futuro presidente Lula. - Reprodução/Instagram @ricardostuckert

"Eram 14 nesgas no modelo. Em cada uma delas tinha um bordado contando a história do Sertão", contou a artesã Patinha ao Extra.

As bordadeiras ainda foram responsáveis pelas lembrancinhas do casamento, que consistiam em um bastidor de madeira, redondo com a frase bordada "o amor venceu".

Na época, elas receberam uma visita de Lula e Janja em Natal, onde eles valorizaram seu trabalho e a autorizaram de vender a arte.

"Antes mesmo do resultado da eleição no domingo, um pouco antes do Lula virar, a gente recebeu quatro encomendas", falou Patinha, que está vendendo a lembrancinha junto com as bordadeiras por 175 reais, ao Extra. 

Lembrancinha do casamento de Lula e Janja, feito pelas bordadeiras do Rio Grande do Norte. - Reprodução/Instagram

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS