O eterno rei Pelé é velado nesta segunda-feira (2) no estádio do Santos, Vila Belmiro, São Paulo. Logo cedo, centenas de torcedores e fãs começam a se despedir de seu maior ídolo do futebol.
Pelé morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência múltipla de órgãos.
Veja nesta matéria:
- Velório de Pelé ao vivo
- Edinho filho do Pelé
- Caixão de Pelé aberto
- Fotos velório Pelé
VELÓRIO DE PELÉ AO VIVO
O velório de Pelé será público, com duração de 24 horas no clube onde o rei forjou boa parte de sua lendária carreira. A casa do 'Peixe' vai abriu as portas às 10h e espera uma visitação maciça de torcedores e fãs daquele que muitos consideram o maior jogador de futebol da história.
>> MÃE DE PELÉ: Irmã de Pelé revela segredo mantido da mãe Celeste sobre o Rei do Futebol
Várias bandeiras de diferentes tamanhos decoram as arquibancadas: uma com o 'Rei' de costas, mostrando a camisa '10' que ele imortalizou, e outras com mensagens "Viva o rei", "Pelé 82 anos" e "Camisa 10 do Santos".
O acesso ao estádio será permitida de forma "ininterrupta" até as 10h de terça-feira. Depois, terá início um cortejo pelas ruas de Santos, a 75 km de São Paulo, que terminará em um mausoléu da cidade, com um sepultamento reservado para a família.
O cortejo fúnebre passará pela casa da mãe de Pelé, dona Celeste, de 100 anos, que não sabe da morte do filho.
Acompanhe transmissão do VELÓRIO DE PELÉ ao vivo:
PELÉ CAIXÃO ABERTO
O corpo do único jogador tricampeão mundial (1958, 1962, 1970) chegou ao estádio por volta das 3h40. O velório é feito com caixão aberto, de forma que o público possa ver o rosto do ídolo.
Seu caixão repousará no centro do gramado do estádio, com capacidade para 16.000 pessoas nas arquibancadas, informou o clube paulista.
EDINHO FILHO DE PELÉ
O filho de Pelé, Edinho (Edson Cholbi Nascimento), 52 anos, foi um dos primeiros parentes a chegar ao velório e participou da solenidade de carregar o corpo do pai.
HOMANAGENS A PELÉ
Nos arredores do estádio, viam-se algumas bandeiras do Santos e do Brasil com faixas ou fitas pretas em sinal de luto. Em outro ponto da cidade, onde fica outro monumento ao ex-atleta, foram estendidas bandeiras com sua imagem.
"Encantei o mundo com a bola nos pés", dizia uma delas.
Outras homenagens se sucederam no Brasil, principalmente durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo, em Brasília, que começou com um minuto de silêncio em sua memória no Congresso Nacional.
A fachada da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, agora tem uma imagem gigante de Pelé com a camisa da seleção e a palavra "eterno".
Com informações da AFP