A série '1899' foi cancelada pela Netflix. A notícia foi dada nas redes sociais pelo criador da série, Baran Bo Odan, em comunicado assinado pelo também roteirista Jantje Friese.
"Com o coração pesado, precisamos dizer que '1899' não vai ser renovada. Adoraríamos terminar essa jornada incrível com uma segunda ou terceira temporada, assim como fizemos com 'Dark'. Mas às vezes as coisas não acontecem como planejamos. É a vida", escreveram.
Eles terminaram o anúncio agradecendo o apoio dos fãs: "Sabemos que isso desapontará milhões de fãs pelo mundo, mas queremos agradecê-los do fundo de nossos corações por fazerem parte dessa aventura. Amamos vocês. Nunca esqueceremos".
'1899' foi lançada em 17 de novembro de 2022 e sua primeira temporada contou com oito episódios.
Ela recebeu um indicação ao Critics Choice Award e chegou a alcançar ao Top 10 da Netflix, passando uma semana como a série mais assistida pelos brasileiros no streaming.
Acusação de plágio
Poucos dias após o lançamento de '1899', a cartunista brasileira Mary Cagnin acusou os roteiristas da série de ter plagiado sua história em quadrinhos, 'Black Silence'.
"Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e sermos reconhecidos por ele", disse Mary em série de tweets na rede social.
Internautas acharam algumas semelhanças da obra da brasileira e a produção da Netflix. Mary disponibilizou sua HQ na íntegra e pediu ajuda dos seguidores para mais sinais de plágio.
As publicações da artista não estão mais disponíveis no Twitter.
Pronunciamento dos roteiristas
Após as acusações, Baran Bo Odan se pronunciou no Instagram sobre a situação.
“Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas, como nos consideramos artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. por favor, mais amor em vez de ódio”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram