O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. As informações são da Agência Brasil.
Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6), a Lei nº 14.519, do Dia do Candomblé, foi aprovada pela Câmara dos Deputados (como PL 2.053/22) no dia 21 de dezembro de 2022 e encaminhada à sanção presidencial.
Dia Internacional contra a Discriminação Racial
A data escolhida para a comemoração – 21 de março – é também Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) tendo como referência o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”, em 1960 na África do Sul.
O massacre ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram contra a determinação imposta pelo governo da época, de limitar os locais onde a população negra poderia circular.
Em resposta à manifestação que era considerada pacífica, militares da África do Sul atuaram violentamente para reprimir o protesto.
Tiros foram disparados contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas.