TERRORISMO EM BRASÍLIA

INVASÃO EM BRASÍLIA: veja quanto custa obra de Di Cavalcanti destruída por vândalos bolsonaristas

Dentre os diversos objetos danificados pelos vândalos, estava uma obra do pintor modernista Di Cavalcanti

Cadastrado por

Milena Galvão

Publicado em 09/01/2023 às 11:38
Tela de Di Cavalcanti foi furada em seis lugares por vândalos que invadiram a sede dos três poderes em Brasília - Divulgação

Este domingo (08/01) foi marcado por atos terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Os vândalos invadiram e destruíram áreas do Congresso, do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) sob a bandeira de ideais golpistas

Dentre os diversos objetos danificados pelos vândalos, estava uma obra do pintor modernista Di Cavalcanti. A tela As Mulatas (1962), que ficava exposta no terceiro andar do Palácio do Planalto, foi atacada com ao menos cinco facadas perfurando a imagem. 

Quanto custa a obra de Di Cavalcanti do Palácio do Planalto?

O diretor da Bolsa de Arte Jones Bergamin estima que a tela, se fosse à leilão, custaria entre 10 e 15 milhões de reais. De acordo com o especialista, ela pode ser restaurada.

Ao longo do mandato de Jair Bolsonaro, outra obra de Di Cavalcanti foi danificada pelo descaso. A tapeçaria Músicos, avaliada em 5 milhões de reais e encomendada por Oscar Niemeyer durante a construção de Brasília, desbotou após ser reposicionada em um local de forte incidência solar. 

Bolsonaristas em invasão ao plenário do Senado Federal

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS