A jornalista Glória Maria, ícone da TV brasileira, consternou o Brasil ao morrer na última quinta-feira (2). "É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria", informou a TV Globo, em nota.
"Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio", afirma o comunicado.
FORTUNA DE GLÓRIA MARIA: VEJA VALOR DA HERANÇA
Glória Maria passou mais de 50 anos da televisão brasileira. Sendo um das maiores profissionais do ramo jornalístico, ela passou a receber altos salários durante sua carreira. O acumulado desses salários renderam uma fortuna para a carioca.
De acordo com o portal Terra, Glória Maria deixou uma fortuna estimada em R$ 50 milhões, que será dividida entre as filhas Maria e Laura.
Ao morrer, a jornalista recebia cerca de R$ 300 mil de salário da Globo, com quem renovou o contrato um pouco antes de seu afastamento para tratar do câncer, há cerca de três meses. O último programa que ela apresentou foi o "Globo Repórter", que foi ao ar no dia 5 de agosto de 2022.
HERANÇA DE GLÓRIA MARIA PODE CAUSAR BRIGA NA FAMÍLIA
No início de 2022, Glória Maria esteve no programa "Roda Viva", da TV Cultura, e disse ter ficado muito decepcionada com alguns familiares que estavam especulando sobre a divisão da herança quando ela ficou doente.
"Foi uma coisa que me deu um susto. Falaram de dividir a herança, sendo que nem existia. É um negócio esquisito que você olha e não acredita", lamentou ela, no programa, chegando a dizer que familiares iam em sua casa atrás de dinheiro.
FILHAS DE GLÓRIA MARIA FICAM COM HERANÇA
Glória Maria deixou duas filhas: era mãe de Maria, de 15 anos, e Laura, de 14. Ela adotou as filhas em 2009, após uma viagem à Bahia. Durante um trabalho voluntário em um orfanato de Salvador, a carioca se encantou com Maria.
Depois de conhecê-la, se apaixonou por Laura, sem saber que as duas eram irmãs biológicas. Foi então que decidiu adotar a dupla.
O processo de adoção durou 11 meses, e levou Gloria Maria a se mudar de estado para ficar mais próxima às crianças enquanto a documentação tramitava na Justiça.
MORRE GLÓRIA MARIA: RELEMBRE CARREIRA
Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos onde obteve sua formação cultural: "Estudei inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola", disse, ao projeto Memória Globo.
Em 1970, foi levada por uma amiga para ser rádio-escuta da Globo do Rio. Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel. Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo.
GLÓRIA MARIA MORREU: INÍCIO NA TV GLOBO
Glória Maria trabalhou no Jornal Hoje, no Bom Dia Rio e no RJTV. No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.
A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.