A jornalista Veruska Donato entrou na justiça contra a TV Globo por supostas dívidas trabalhistas e supostos assédios morais. O assédio moral incluiria até mesmo cobranças ligadas a padrões estéticos.
A profissional recorreu à Justiça no último dia 31 de janeiro. Essas exigências teriam feito a jornalista desenvolver um quadro de burnout, esgotamento físico e mental causado pelo trabalho.
As informações são de Matheus Rocha, da Folha de S. Paulo. Nessa matéria, você confere:
- Por que Verusca Donato processou a Globo
- Valor pedido no processo de Verusca Donato contra Globo
- O que diz a Globo sobre processo de Verusca Donato
VERUSKA DONATO PROCESSA A GLOBO
Na ação, Donato a relata que a pressão estética piorou conforme ela ia se aproximando do 50 anos, o que atribuiu uma discriminação por idade.
De acordo com o relato, qualquer flacidez, ruga ou gordura considerada "fora do lugar" era alvo de críticas pelos chefes e no setor de figurino da emissora.
"Portanto, a reclamante [Donato] trabalhou nos últimos tempos em estado de grande tensão emocional e estresse crônico com a sensação de esgotamento físico e emocional", diz o processo.
Veruska Donato foi informada pela TV Globo sobre a demissão em novembro de 2021, quando estava se licença médica.
VERUSKA DONATO GLOBO: VEJA QUANTIA DO PROCESSO
A jornalista está processando a emissora em R$ 13 milhões, valor que inclui os supostos assédios morais e as dívidas trabalhistas.
De acordo com o processo, a profissional trabalhou entre 2002 e 2019 como PJ (pessoa jurídica), embora mantivesse rotina semelhante à de profissionais que trabalham em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O QUE DIZ A GLOBO SOBRE O PROCESSO DE VERUSKA DONATO
Procurada pela reportagem da Folha, a assessoria da emissora respondeu: "A Globo não comenta ações judiciais em curso. O que pode assegurar é que não existe nenhuma orientação nesse sentido para nossos profissionais".
Os advogados Carlos Daniel Gomes Toni e Hamilton Oguma, que representam a jornalista, não quiseram se pronunciar.