O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criou um projeto de lei chamado Restrict Act - ferramenta que pode dar ao presidente poderes para enfrentar ameaças tecnológicas estrangeiras, como proibir o TikTok no país.
LEIA NESTA MATÉRIA:
- Por que Biden quer banir o TikTok?;
- China cobra esclarecimentos dos EUA sobre as ameaças;
- TikTok vai ser banido de fato?
POR QUE BIDEN QUER BANIR O TIKTOK?
O TikTok é vinculado com a ByteDance, uma empresa chinesa que os EUA suspeita que colete os dados da plataforma e compartilhe com o governo chinês.
Por isso, nesta quarta-feira (15) a porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, disse à Reuters que o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), exigiu que os donos chineses do app colocassem suas ações para vender.
Caso contrário, eles enfrentariam um possível banimento do aplicativo de vídeo nos EUA.
CHINA COBRA ESCLARECIMENTO DOS EUA SOBRE AS AMEAÇAS
Nesta quinta-feira (16), O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que os Estados Unidos ainda não forneceu nenhuma evidência de que o TikTok representava alguma ameaçava para a segurança nacional.
O porta-voz do ministério, Wang Wenbin, disse que os EUA deveriam parar de perseguir essas empresas.
O TIKTOK VAI SER BANIDO DE FATO?
No final de fevereiro, a Casa Branca deu 30 dias para que os órgãos governamentais excluíssem a plataforma do País.
Esta é a prineira vez que o app está sendo ameaçado na gestão do atual presidente. Entretanto, Donald Trump, seu antecessor, já tentou excluir a rede social dos EUA, mas foi impedido pelos tribunais.