Desde o início deste ano, países europeus e americanos têm aberto investigações acerca dos efeitos da repercussão de conteúdos produzidos no TikTok, aplicativo originário da China.
Hoje, a rede social conta com cerca 1 bilhão de usuários mensais ativos, recorde já deflagrado em 2021, quando o TikTok ultrapassou o número 3 bilhões de downloads, recorde, na época, do Facebook.
Nesta matéria, entenda a discussão acerca da suspensão do TikTok:
SUSPENSÃO DO APLICATIVO
A chamada "Aliança dos Cinco Olhos" consiste em um momento que reúne países, como o Canadá, a Itália, a Nova Zelândia, Reino Unido e o Estados Unidos, que têm buscado investigar os efeitos de conteúdos virais, originais da plataforma.
Na última terça-feira (21), as autoridades da Itália anunciaram a abertura de uma investigação contra o TikTok, que tem sido denunciada pela disseminação de conteúdos que promovem risco à vida. O Governo afirmou:
Há conteúdos perigosos que incentivam o suicídio, a automutilação e o desenvolvimento de distúrbios alimentares. Há inúmeros vídeos de jovens que adotam comportamentos de automutilação especialmente os usuários particularmente vulneráveis, como menores de idade.Governo da Itália.
Assim como a Itália, a Holanda também tem investigado a repercussão de conteúdos nocivos, já tendo orientado funcionários públicos a não utilizar o TikTok. O Serviço de Inteligência Holandês (AIVD) alegou que:
há um risco crescente de espionagem. O governo central deve ser capaz de fazer seu trabalho com total segurança, também por meio de seus dispositivos móveis.Segundo o Serviço de Inteligência Holandês (AIVD).
Há, junto ao argumento da ausência de monitoramento e filtragem de conteúdos que circulam na plataforma, a suspeita da prática de espionagem, que, de acordo com esses países, se dá através de aplicativos gerenciados por países como a Rússia, a China, o Irã e Coreia do Norte.
De acordo com os países da Aliança dos Cinco Olhos, o aplicativo, de maneira geral, representa uma "ameaça à segurança nacional".
TIKTOK SERÁ BANIDO PELO GOVERNO?
Nesta terça-feira (4), o Governo da Austrália anunciou que removerá o TikTok de todos os dispositivos de caráter governamental. As informações são da agência de notícia britânica Reuters.
Com a medida, a Austrália se torna o mais novo integrante do movimento "Aliança dos Cinco Olhos", que tem o intuito de impedir que o aplicativo da ByteDance acesse os dados de funcionários públicos.
Assim como os demais países da aliança, o TikTok segue banido de dispositivos governamentais, sem previsão de retorno.