No episódio desta quinta-feira (1), o programa 'Linha Direta' traz a história de um assassino em série que operou durante a pandemia.
O caso em destaque é o do famoso 'Serial Killer de Curitiba', que relata os terríveis crimes cometidos por José Tiago Correia Soroka na região sul do Brasil.
SERIAL KILLER CURITIBA
Durante os meses de abril e maio de 2021, a polícia ficou intrigada com três assassinatos que apresentavam semelhanças.
Soroka, utilizava um método peculiar, como se seguisse um roteiro.
Ele selecionava suas vítimas por meio de aplicativos de encontros e sites de relacionamento, marcava encontros em suas residências e, atacava as vítimas, utilizando golpes de estrangulamento.
Um fato intrigante era que todos os crimes ocorriam exclusivamente às terças-feiras.
Ao longo desse período, ele chegou a matar uma pessoa por semana: um professor, um enfermeiro e um estudante de Medicina.
Essas vítimas tinham em comum o fato de serem jovens, homossexuais e do sexo masculino.
3 CASOS MAIS FAMOSOS DO PROGRAMA LINHA DIRETA
LINHA DIRETA HOJE
O programa também traz depoimentos dos familiares das vítimas, de testemunhas que escaparam do assassino e do psicólogo e perito criminal Guilherme Bertassoni da Silva, que analisa o perfil do psicopata.
CASO LINHA DIRETA
Após uma intensa investigação policial, Soroka foi finalmente encontrado, preso e condenado a mais de 130 anos de prisão em primeira instância, com agravante de crime motivado por homofobia.
Desde 2019, a homofobia se tornou um crime imprescritível e inafiançável no Brasil.
Infelizmente, esses casos representam apenas uma parte das estatísticas alarmantes de violência contra a comunidade LGBTQIAP+, já que no ano passado ocorreram 273 mortes violentas de pessoas LGBTQIAP+ no país, o que coloca o Brasil como um dos lugares mais perigosos do mundo para essa comunidade.
ASSISTA: O QUE ACONTECEU NO CASO DO SERIAL KILLER DE CURITIBA?
ASSASSINATO DE RENATA FERRAZ
O segundo caso apresentado no programa é o assassinato de Renata Ferraz, uma jovem trans de 16 anos da cidade de Patos, no sertão da Paraíba.
O responsável pelo crime, Giovani de Lima Galdino Silva, está foragido desde o ano passado.
APRESENTADORES DO LINHA DIRETA
O 'Linha Direta' é apresentado por Pedro Bial, com direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti e direção de gênero de Mariano Boni.
Pedro Bial e Marcel Souto Maior são responsáveis pela redação final, e a produção é de Anelise Franco.
O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, após o 'Cine Holliúdy', na TV Globo.
Além disso, está disponível o 'Linha Direta - o Podcast', uma versão em áudio do programa original, que pode ser acessada no Globoplay e em outras plataformas de áudio, com publicações semanais às sextas-feiras, sempre após a exibição do programa na TV.