A Câmara Municipal do Recife aprovou um requerimento solicitando à Prefeitura que o Carnaval de 2024 tenha como homenageada a artista Lia de Itamaracá. A autoria foi da vereadora Liana Cirne (PT).
A votação ocorreu na reunião plenária da terça-feira (10). Cirne subiu à tribuna da Casa para defender a proposta e lembrou que a cirandeira completa 80 anos em 2024. De acordo com ela, é uma questão de "justiça" que o Recife dedique a próxima edição do Carnaval ao seu nome.
"Lia de Itamaracá está completando, em janeiro de 2024, 80 anos de idade. Vai ser homenageada no Carnaval do Rio de Janeiro e no Carnaval de São Paulo – especificamente nos blocos Império da Tijuca, do Rio, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo. No entanto, o nosso Carnaval nunca se deu em homenagem a nossa rainha da ciranda".
Lia de Itamaracá é patrimônio vivo de Pernambuco e detentora da Ordem do Mérito Cultural (OMC), honraria concedida pela presidência da República.
"Lia de Itamaracá já foi homenageada e fez a abertura do Carnaval de 2020 em São Paulo. No entanto, não foi homenageada no Carnaval do Recife que, todo ano, pelo fato de ser uma cidade-palco, uma cidade-espetáculo do Carnaval, homenageia um grande mestre, uma grande mestra da cultura popular", explicou.