Tradição, foco na notícia e uma equipe de peso quando o assunto é cobertura esportiva. Estes são os ingredientes que fazem a Rádio Jornal ser a que mais cresce no Recife, de acordo com a Kantar Ibope Mídia, referente ao trimestre de setembro da novembro de 2023, cujos dados foram consolidados neste início de 2024. No turno da manhã, de segunda a sexta, a Rádio Jornal apresentou o maior crescimento no número de ouvintes, 10,5% a mais de pessoas do que no mesmo trimestre do ano passado.
"As mudanças feitas ao longo do ano resultaram numa ampliação do nosso público e provaram que o veículo rádio está cada vez mais fortalecido, pois tem uma capacidade enorme de se conectar com diferentes gerações", pontua Carlos Humberto Rocha, diretor comercial e de programação da Rádio Jornal.
OUVINTE FIEL
A Rádio Jornal tem uma diversidade de programas ao longo do dia. Durante as manhãs, os destaques ficam com a Primeira Página, com aumento de 8,5% na audiência, o Passando a Limpo, com 17,65% de aumento e o Debate da Super Manhã, que cresceu 24,19% em relação ao mesmo período do ano passado. No Time de peso das manhãs da Jornal estão os comunicadores Paulo Roberto, Eliel Alves, Ciro Bezerra, Igor Maciel, Natália Ribeiro e Victor Tavares.
Para Ciro Bezerra, que comanda a Primeira Página de segunda a sexta e o Coversa Boa, aos sábados, o ouvinte da Rádio Jornal é fiel porque sabe que, sintonizado nela, ele vai estar informado dos principais fatos de Pernambuco, do Brasil e do mundo. "A gente procura fazer um jornalismo ágil, que está junto das pessoas e que preza pela credibilidade", destaca Ciro.
FORÇA NO FUTEBOL
No turno da tarde, a Rádio Jornal também teve o maior percentual de crescimento, 15,7%, isso sem falar nos finais de semana, com destaque para o Conversa Boa, que teve um crescimento de mais de 2.500 ouvintes em relação ao ano passado. À noite, o crescimento foi de 41%, sobretudo na jornada esportiva, comandada pelo Escrete de Ouro.
Aliás, a Rádio Jornal é a mais ouvida pelos fanáticos por transmissões de futebol ao vivo, com 37% das 414 mil pessoas que compõem o público onde transmissão de futebol é a preferência de programação. "A gente vê essa afinidade com as nossas transmissões esportivas quando o torcedor faz questão de acompanhar os jogos conosco, além de interagir com as nossas equipes e participar dos nossos debates", afirma Aroldo Costa, narrador e coordenador do Escrete de Ouro.
RELEVÂNCIA NO DIGITAL
Uma rádio que fala de Pernambuco para o mundo e se consolida como um veículo relevante na vida das pessoas. Assim a Rádio Jornal fecha o ano de 2023: olhando para o futuro. No site, no app, nas redes sociais ou no velho e bom rádio convencional, a Rádio Jornal lidera sendo a preferida por quem quer informação atualizada, de qualidade e com credibilidade. Só o site da TV Jornal teve, no mês de dezembro, mais de 20,6 milhões de acessos e está entre os cinco sites de rádio de notícia com maior audiência no país. Nas redes sociais, os números também impressionam.
Só no Instagram, são 281 mil seguidores e mais de 3 milhões de impressões no mês de dezembro. "Este sucesso é fruto do trabalho árduo de uma equipe integrada e comprometida em fazer o melhor", afirma Mônica Carvalho, diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal.
"Temos consciência da importância de um veículo de comunicação de massa como a Rádio Jornal e miramos o futuro com a certeza de que precisamos melhorar a cada dia, prestando serviço, estando presente na vida da comunidade e, sobretudo, defendendo os interesses da sociedade", conclui Mônica.