Bob Marley deixou um legado milionário administrado pelos filhos

Entre popstars falecidos, Bob Marley só perde em faturamento para Elvis Presley e Michael Jackson
José Teles
Publicado em 03/05/2020 às 13:45
Bob Marley em uma apresentação. Foto: Divulgação


A família Marley montou uma larga programação para celebrar os 75 anos do patriarca, Robert Nesta Marley, falecido aos 36 anos, em consequência de um câncer. A festa se estenderia por todo 2020, mas surgiu um imprevisível coronavírus para atrapalhar os planos dos administradores de um dos mais rentáveis patrimônio musicais entre os superstars da música pop dos anos 60 e 70, que fatura uma média de 20 milhões de dólares anualmente, e tem como CEO Cedella Marley, filha de Bob Marley, 52 anos, e integrantes dos Melody Makers, o grupo formado nos anos 80, por ela e os irmãos, dos quais o mais conhecido é Ziggy Marley.

Mas Cedella e a família mesmo amargando o isolamento social em Miami, onde quase todos os Marley moram (com exceção de Ziggy, que vive na Califórnia), financeiramente não têm muito do que se queixar, sobretudo pelo atual panorama do mercado da música. Desde que as pessoas viram-se obrigadas a permanecerem em casa, para evitar a disseminação da covid-19, a obra de Bob Marley está tocando23% a mais do que em fevereiro. Em casa, música é a maior diversão, e o Rei do Reggae um dos mais requisitados para ocupar o tempo.

Cedella, com Ziggy e Stephen Marley, administra a holding Marley, que compreende o selo Tuff Gong, que grava fabrica, e distribui discos, um museu em Kingston, Jamaica, e uma miríade d produtos com o nome Bob Marley. Para os 75 anos pretendem relançar discos, incluindo uma série de EPs (em parceria com a Island/Universal, que detém parte dos direitos da obra), um documentário, livro, shows. Tudo isto ficou suspenso. Os Marley foram na onda do momento, a live, com a qual arrecadaram dinheiro para ajudar a combater os problemas advindos do coronavírus na Jamaica. Passaram a fabricar máscaras com a grife Bob Marley. Cada unidade a 15 dólares. A arrecadação com as máscaras também tem fim beneficente.

Rohan Marley, pouco conhecido filho de Bob, ex-marido da cantora Lauryn Hill, está á frente do museu, e na diretoria estúdio, da recém inaugurada fábrica de vinil, em Kingston. A Tuff Gong apelido de Bob Marley na juventude, tem os direitos de sua música no Caribe, e pelo selo os irmãos lançam seus discos, Stephen, Julian, Damian, Ky-Mani, nem todos os filhos de Rita Marley, a Rainha do Reggae. Para ela todos os filhos de Bob são seus filhos. Os filhos dos filhos também. Bob Marley teve filhos de nove mulheres diferentes, quatro deles com Rita. Os netos do casal real do reggae estão entrando em Cena. Skip Marley, filho de Cedella estreou no Facebook da Billboard, um EP, com duas músicas do avô e duas autorais, ele já está nas turnês, e apareceu no Grammy com Kate Perry, de quem é parceiro. Quem também já está nos palcos e Mistic Marley, 22 anos, filha de Stephen, o mesmo para seu prima Zuri Marley, filho de Ziggy

TESTAMENTO

Bob Marley morreu sem deixar um testamento. A religião rastafári não permitia. Suas música tocava mundo afora, e o faturamento ia para a gravadora, para atravessadores. O espólio do cantor era um saco de gatos. Algumas de suas canções clássicas, simplesmente foram registradas com o nome de autor fictício, caso de No Woman, No Cry, creditada a um amigo, Vincent Ford, para evitar que fossem os direitos, para uma editora com quem ele havia assinado contrato no curto tempo em viveu nos Estados Unidos antes da fama.
Levou uma década para os advogados colocarem o legado em ordem, os filhos assumiram o patrimônio. Ele teve onze filhos. Em 2019, Bob Marley teve o terceiro faturamento entre os superstar falecidos. O primeiro foi Michael Jackson, com 60 milhões de dólares, Elvis Presley, com 39 milhões de dólares. Marley faturou 20 milhões. No entanto, ele é o primeiro em streaming. Nos três primeiros meses de 2020, suas músicas nas plataformas digitais foram acessadas 1,1 bilhão de vezes. Um sucesso comercial e financeiro que Bob Marley não desfrutou em vida. Lançado em 1984, a coletânea Legend é o seu disco mais vendido. Chegou a 1º lugar nas paradas dos principais mercados fonográficos do mundo, e continua em catálogo e entre os mais vendidos nas paradas da Billboard, por há 1.409 semanas, ou 27 anos.
Mais do que um clã, os Marley tornaram-se uma dinastia. A terceira geração já está em cena. Cedella Marley diz que todos podem se entregar à música enquanto estiverem na faixa dos vinte anos, a partir dos 30 vão ter que aprender a tocar também os negócios da família. Os filhos de Bob já não são tão jovens. Sharon Marley, filha de Rita Marley, nascida antes de ela casar com Bob Marley, está com 56 anos, e é curadora do museu em Kingston. Porém mesmo depois de assumirem algum cargo na holding familiar, os filhos de Bob continuam na estrada, gravando e fazendo turnês, louvando o nome do Rei do Reggae, e do Leão de Judá, Jah Rastafari. (fonte revista Billboard).

TAGS
jornal do commercio cultura música
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory