O Bolsa Família é um programa social de transferência de renda criado pelo Governo Federal para assegurar dignidade financeira a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil.
Atendendo atualmente mais de 20 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, o Bolsa Família passa por atualizações regulares com objetivo de garantir o pagamento de recursos básicos da forma correta.
Nos casos em que os dados cadastrais estão desatualizados, o beneficiário titular corre o risco de ter o pagamento cancelado ou bloqueado.
Para que isso não ocorra, entenda nesta matéria como saber se o cadastro está desatualizado e como atualizar o cadastro no Bolsa Família.
Como saber se meu Bolsa Família está desatualizado?
A partir do momento em que há falha nas informações presentes no CadÚnico, o titular recebe uma mensagem de texto no número de celular cadastrado alertando a necessidade de atualização dos dados.
Também é possível visualizar o bloqueio ou cancelamento do pagamento do Bolsa Família no próprio aplicativo do programa ou no aplicativo CAIXA Tem, ambos na aba “pagamentos”.
Como atualizar o cadastro no Bolsa Família?
A primeira recomendação em casos de necessidade de atualização dos dados do CadÚnico é comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro, portando um documento original com foto e comprovante de residência.
Além disso, nas situações em que não houve mudança de endereço ou na composição familiar, por exemplo, é possível atualizar o cadastro no aplicativo CadÚnico.
- Informe o login e senha da sua conta gov.br;
- Escolha a opção “Atualização cadastral por confirmação” no menu principal;
- Siga as instruções que aparecem na tela.
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