Retomada da economia

Lojistas temem quebradeira se os shopping centers continuarem fechados por mais tempo em Pernambuco

Carta assinada por 11 associações de lojistas de shopping foi entregue ao secretário Bruno Schwambach nesta quarta (10), pedindo reabertura para o próximo dia 15, junto com o comércio de rua

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 10/06/2020 às 19:44 | Atualizado em 11/06/2020 às 13:54
Acervo JC Imagem
Em Pernambuco, o setor conta com 19 shopping centers, com 3,7 mil operações e 60 mil funcionários - FOTO: Acervo JC Imagem

São 82 dias de portas fechadas, vitrines desmontadas, estoques quase parados e funcionários em casa. Desde o dia 21 de março, os shopping centers de Pernambuco fecharam para obedecer às medidas de distanciamento social implementadas pelo governo do Estado no combate à pandemia do novo coronavírus. No dia 1º deste mês, a equipe do governador Paulo Câmara começou a anunciar o plano de reabertura da economia, mas os centros de compras foram beneficiados apenas pela antecipação do dia de funcionamento do drive-thru, porém sem data para a abertura definitiva. Nesta quarta-feira (10), a Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Alshop) encaminhou carta ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, pedindo que a abertura dos estabelecimentos aconteça já na próxima segunda-feira (15), equiparando-se ao comércio de rua que também volta a levantar as portas nesta data.

>> RioMar Recife inicia drive-thru, e clientes aprovam esquema para entrega de produtos

>> Shoppings do Grande Recife estão preparados para receber clientes após cuidados contra coronavírus

>> Centro do Recife tem mais movimento em reabertura, mas diferente do que era antes da pandemia

>> Ir ao shopping ganha novo significado com reabertura econômica em Pernambuco

>> Veja o que abre e o que fecha no Grande Recife no feriado de Corpus Christi

>> Associação Brasileira de Academias solicita reabertura para 15 de junho em Pernambuco

>> Distanciamento, álcool em gel e novos protocolos. "O novo normal" passa a valer nos consultórios e clínicas do Recife

Os lojistas argumentam que os micros, pequenos e médios comércios não resistirão mais tempo fechados. Além disso, a suspensão de contratos de muitos funcionários está com os dias contados para terminar e, sem a reabertura das lojas, os empregadores não poderão demitir nem terão faturamento para pagar a folha salarial. Ontem, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) fez um apelo aos governadores e prefeitos do País, pedindo sensibilidade dos gestores para a reabertura dos estabelecimentos. De acordo com a Alshop, o setor já perdeu 120 mil empregos e 15 mil lojas foram fechadas. 

Em Pernambuco, o setor conta com 19 shopping centers, com 3,7 mil operações e 60 mil funcionários. “A economia precisa voltar a funcionar para manter o negócio vivo e os empregos. Se demorar mais vai haver quebradeira. Ainda não sabemos o número certo, mas nem todos os lojistas vão conseguir voltar. Conversamos com os empresários e sabemos disso”, diz o presidente da Alshop, Ricardo Galdino.

HISTÓRIA

Ele lembra que o setor de shopping tem 40 anos de atuação no Estado e o reconhecimento de ser extremamente organizado. “Na carta que encaminhamos ao secretário, mostramos que estamos preparados para cumprir os protocolos e receber bem o cliente. Sem falar que a experiência de retomada tem sido tranquila. No Brasil temos 577 shopping e 385 abriram, mas a experiência mostra que tudo está acontecendo de forma lenta porque o próprio cliente quer testar essa volta. Se nós já nos preparamos para receber o cliente com higiene, segurança e saúde, queremos nos equiparar ao comércio de rua e abrir no dia 15, se for possível. Ou um pouco depois, como uma semana. O secretário foi receptivo e estamos aguardando um retorno”, afirma Galdino.

Procurado pelo JC, Schwambach respondeu que terá uma resposta nesta quinta-feira (11) para o setor. “Estamos em constante diálogo com todos os setores e submetendo os pleitos ao comitê do gabinete de crise. Acredito que amanhã (11) deveremos ter um retorno do que será possível (ou não) ser implementado na semana que vem”, destaca.

 

Comentários

Últimas notícias