Com informações de Juliana Oliveira, da TV Jornal
Atualizada às 14h09
Os pagamentos do Auxílio Emergencial e o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) fizeram com que centenas de pessoas formassem filas em agências da Caixa Econômica Federal, no Grande Recife, neste sábado (19). No bairro da Caxangá, na Zona Oeste da cidade, desde muito cedo, as primeiras pessoas começaram a formar a fila, que já estava grande antes mesmo da abertura da agência, às 8h.
Em Olinda, na agência localizada em Casa Caiada, também havia aglomeração de beneficiários em busca de realizar as transações. Mesmo com um toldo montado para evitar que os clientes ficassem expostos ao sol, houve muita reclamação por conta do calor e falta de estrutura para receber o grande público. Em Paulista, no shopping da cidade, onde há uma agência da Caixa Econômica Federal, uma longa fila de beneficiários foi vista tomando conta do estacionamento na manhã deste sábado.
» Veja agências da Caixa que abrem neste sábado em Pernambuco para saque do auxílio emergencial
Funcionários do banco orientam as pessoas a evitar aglomeração. Apesar disso, quem estava na fila reclamou da quantidade de pessoas no local. "Aqui tem muita gente, mas, com certeza, tem menos que outros lugares. O problema é que uma fila só para tudo", criticou Sandro, que chegou à agência da Caxangá antes das 7h.
O atendimento neste sábado foi voltado apenas aos beneficiários do auxílio emergencial nascidos em janeiro – 3,9 milhões de pessoas – e para os trabalhadores nascidos em maio – 5,1 milhões de pessoas –, que poderão retirar em espécie os valores referentes ao saque emergencial do FGTS. Ao todo, os benefícios somam R$ 5,8 bilhões.
Mais de 700 agências abriram as portas neste sábado pelo Brasil. Em Pernambuco, a Caixa abriu 47 unidades para atender a população. Você pode conferir o endereço das agências de Pernambuco e de outros Estados na lista disponível no site da Caixa.
AFOGADOS DA INGAZEIRA - CENTRO
ARARIPINA - CENTRO
ARCOVERDE - CENTRO
BARREIROS - CENTRO
BELO JARDIM - CENTRO
CABO DE SANTO AGOSTINHO - CENTRO
CAMARAGIBE - BAIRRO NOVO DO CARMELO
CARPINA - SÃO JOSÉ
CARUARU - MAURÍCIO DE NASSAU
CARUARU - NOSSA SENHORA DAS DORES
GARANHUNS - HELIOPOLIS
GARANHUNS - SANTO ANTÔNIO
GOIANA - CENTRO
GRAVATÁ - CENTRO
IGARASSU - CENTRO
IPOJUCA - CENTRO
JABOATÃO DOS GUARARAPES - CENTRO
JABOATÃO DOS GUARARAPES - PIEDADE
JABOATÃO DOS GUARARAPES - PRAZERES
LIMOEIRO - CENTRO
NAZARÉ DA MATA - CENTRO
OLINDA - CASA CAIADA (AG. MARCOS FREIRE)
OLINDA - CASA CAIADA (AG. OLINDA)
PALMARES - CENTRO
PAULISTA - CENTRO
PESQUEIRA - CENTRO
PETROLINA - CENTRO (AG. PETROLINA)
PETROLINA - CENTRO (AG. SHOPPING PETROLINA)
PETROLINA - JARDIM MARAVILHA
RECIFE - AFOGADOS
RECIFE - BOA VIAGEM (AG. AEROPORTO RECIFE)
RECIFE - BOA VIAGEM (AG. CONSELHEIRO AGUIAR)
RECIFE - BOA VISTA
RECIFE - CASA AMARELA
RECIFE - CIDADE UNIVERSITÁRIA
RECIFE - CORDEIRO
RECIFE - ENCRUZILHADA
RECIFE - SANTO ANTÔNIO
SALGUEIRO - CENTRO
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - CENTRO
SÃO LOURENÇO DA MATA - CENTRO
SERRA TALHADA - CENTRO
SURUBIM - CENTRO
TIMBAÚBA - CENTRO
TORITAMA - CENTRO
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - MATRIZ
Continua disponível ao trabalhador a opção de utilização dos recursos creditados na poupança social digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.
Já na próxima segunda-feira (21), a Caixa credita o saque emergencial do FGTS na conta poupança social digital de aproximadamente 4,9 milhões de trabalhadores nascidos em dezembro. Nessa etapa, os recursos liberados somam cerca de R$ 3 bilhões.