A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife, teve um aumento de 443,30% entre abril e agosto deste ano, de acordo com análise divulgada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) nesta terça-feira (22), feita a partir de dados da Aena Brasil, administradora do terminal.
>> Pernambuco tem a maior recuperação turística do Brasil, aponta IBGE
No mês de agosto, segundo a Empetur, o terminal da capital pernambucana, principal porta de entrada do Estado, contabilizou 240 mil pessoas chegando e partindo, um número bem acima dos do início da pandemia, em abril, quando os registros beiravam os 44 mil.
Com a retomada gradual do turismo em Pernambuco, destinos como Porto de Galinhas já sentem o retorno dos visitantes do Sudeste e Sul do País. Para a volta da atividade, dentro do Plano de Convivência do Turismo, foram criados 12 protocolos de segurança. As medidas contemplam segmentos como hotéis, atrativos turísticos, restaurantes e guias de turismo.
“A retomada gradual das atividades do turismo em Pernambuco foi discutida pelo governo do Estado com o trade turístico, para que pudéssemos oferecer a maior segurança para os visitantes e pernambucanos. Esse cuidado se reflete nos bons números que temos registrado na movimentação de passageiros a cada mês. Somado a isso, nossa malha aérea também se expande e já permite observar a volta de turistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Sul do Brasil a Porto de Galinhas”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Malha aérea
O crescimento da malha aérea de Pernambuco em setembro, previsto para ser 33% maior que em agosto, aponta que os números seguirão aumentando. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estão previstos 81 pousos e decolagens diários neste mês.
E para além dos números da malha aérea, outros dados permitem observar o ritmo de retomada do turismo em Pernambuco. Levantamento feito pelo IBGE revela o crescimento de 18,9% do índice de atividades turísticas em julho. O resultado colocou o Estado em primeiro lugar do País, ultrapassando a média nacional de 4,8%.