Há uma pauta muito boa no Congresso, vamos fazer juntos, diz Guedes

Depois de um jantar de quase três horas, Maia e Guedes fizeram declaração à imprensa
Estadão Conteúdo
Publicado em 05/10/2020 às 23:52
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO


Em um gesto de conciliação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou na noite desta segunda-feira, 5, que haverá união para andamento da agenda econômica no Congresso.
>> Ministério da Economia equipa Centrão para defender nova CPMF
>> Maia pede desculpas a Guedes e fala em retomar união por reformas
Após um jantar de aproximadamente três horas na residência do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), Guedes, Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), desceram do apartamento para fazer uma declaração à imprensa.
Guedes voltou a defender a aprovação de um programa de renda básica para 2021 e uma medida de desoneração da folha salarial para gerar "empregos em massa". Além disso, repetiu compromissos com o envio de outra etapa da reforma tributária, pontuando que o prazo depende da articulação política. "Essas coisas estão basicamente prontas, mas quem dá o timing das reformas sempre é a política", disse o ministro.
O programa de renda, reforçou Guedes, será bastante diferente e mais estruturado em comparação ao auxílio emergencial. Sem entrar em detalhes, o ministro declarou que o modelo vai juntar 27 programas sociais. O pacto federativo no Senado, pontuou, irá absorver ainda diapositivos do Orçamento de Guerra, em vigor durante a pandemia de covid-19.
Após Maia pedir desculpas a Guedes por declarações feitas na semana passada, o ministro foi questionado se faria o mesmo. "Eu nunca ofendi o presidente Rodrigo Maia. Isso não tem problema. Isso não é ofensa pessoal. Isso foi uma troca de opiniões", disse.
Na semana anterior, Guedes afirmou que Maia fechou um acordo com a oposição para não pautar privatizações, expondo mais uma vez atritos com o parlamentar. O presidente da Câmara, por sua vez, declarou que o chefe da pasta estava "desequilibrado".
"Caso eu tenha ofendido o presidente Rodrigo Maia ou qualquer político, eu posso ter ofendido inadvertidamente, eu posso pedir desculpas também. Não há problema", afirmou o ministro.
TAGS
Economia brasil paulo guedes rodrigo maia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory