O Ministério da Cidadania, do governo federal, informou que o calendário de pagamentos do Bolsa Família de 2021 deve ser divulgado nos próximos dias. No entanto, não informou uma data oficial. Em dezembro do último ano, a gestão disse que o programa poderá ficar maior e atender mais pessoas neste ano, desde que haja recursos disponíveis.
> Calendário do auxílio emergencial em 2021 começa nesta segunda (4); confira
- Banco Mundial aprova empréstimo de US$ 1 bilhão para ampliar Bolsa Família
- Governo irá reajustar pagamentos do Bolsa Família para compensar fim do auxílio emergencial em 2021
- Inscritos no Bolsa Família ganham prazo para contestar auxílio negado
- Bolsa Família poderá atender mais pessoas, diz secretário do Tesouro
- Governo amplia prazo de saques do Bolsa Família
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, a verba para ampliar o programa viria do remanejamento de outras rubricas do Orçamento de 2021. "É um programa que tem funcionado. Se houver necessidade, é óbvio, respeitando nosso limite de gastos e a realocação do orçamento, [o Bolsa Família] pode ser, sim, revisto para cima", disse Funchal.
Prazo para saque estendido
Também foi anunciado que o prazo para beneficiários sacarem os recursos já depositados do programa social e do auxílio emergencial residual foi ampliado de 90 dias para 270 dias.
De acordo com o texto, a legislação prevê que o prazo de saque do programa pode ser ampliado em municípios com declaração de situação de emergência, como é o caso da pandemia de covid-19. Além disso, a medida visa evitar aglomerações nos locais de pagamentos, como forma de prevenção, controle e contenção de riscos de disseminação do novo coronavírus.
A prorrogação será contada da data da disponibilidade da parcela dos benefícios. Ela incidirá ainda em todas as parcelas do Bolsa Família disponibilizadas para pagamento durante a vigência da situação de emergência em razão da covid-19 e que ainda estejam válidas, segundo o calendário de pagamentos e operacional do programa.