Economia criativa

Artesãos pernambucanos terão cursos de ferramentas digitais para acompanhar exigências do mercado

Jornada de Aceleração Digital será realizada numa parceria entre AD Diper e Sebrae para capacitar 500 artesãos. As inscrições já estão abertas, os cursos são gratuitos e as aulas virtuais

Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 14/01/2021 às 14:14 | Atualizado em 14/01/2021 às 14:28
Artesãos precisam se adequar aos novos tempos - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

A pandemia da covid-19 apontou a necessidade de apostar nas ferramentas digitais para garantir o funcionamento dos negócios. Diante dessa nova realidade, 500 artesãos de Pernambuco serão beneficiados pela Jornada de Aceleração Digital, numa parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e o Sebrae. A ação vai passar por todas as regiões do Estado (Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão), numa programação com 12 encontros. Os eventos vão oferecer oficinas e palestras para capacitar os artesãos no e-commerce. 

>> Fenearte está na última semana de inscrições para a 21ª edição, programada para acontecer em julho

>> Vai ter Fenearte em 2021; Governo de Pernambuco abre inscrições para a 21ª edição do evento, que ocorrerá em julho

>> Fenearte não vai acontecer em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus

Durante a pandemia, os artesãos precisaram investir nas redes sociais para comercializar seus produtos. Muitos não tinham sequer conta bancária para receber os pagamentos remotamente. Por isso, a necessidade de preparar esses artistas para o comércio digital. Nesse cenário, a Jornada de Aceleração Digital para o Artesanato vai ajudar no desenvolvimento de pequenos negócios, dando acesso a ferramentas de gestão, inovação e mercado. A ação terá início na próxima terça-feira, (19) e seguirá até o dia 20 de março de 2021.

INSCRIÇÕES

Os artesãos interessados em disputar as 500 vagas devem entrar na loja do Sebrae https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/ para fazer sua inscrição e confirmar a participação no programa de Aceleração Digital. Ao todo 17 turmas vão participar de uma qualificação com oficinas e palestras em 12 aulas. Os cursos vão ensinar sobre o uso de ferramentas digitais para a aplicação no artesanato, com foco no mercado; introdução de soluções de gestão financeira e ferramentas de marketing digital para divulgação. Os cursos serão gratuitos e virtuais. 

“Neste mundo, de rápidas mudanças, os negócios também precisam se adequar para se manter no mercado, de forma competitiva. Isso não é diferente para artesãos que trabalham com arte e cultura imprimindo-as em objetos utilitários e de decoração. A necessidade de adequação ao novo mercado consumidor fez com que a AD Diper - junto com o Sebrae, lançasse uma jornada para preparar esses empreendedores a plugarem seus negócios e, na internet, terem presença digital, ampliando mercado e também levando seus empreendimentos para novos desafios, como investir em design e melhorar a gestão empresarial”, declara a diretora técnica do Sebrae-PE, Adriana Côrte Real.

“A parceria entre Sebrae e AD Diper, por meio da Jornada de Aceleração Digital para o Artesanato espera fortalecer a presença digital do artesanato pernambucano em ambientes virtuais de exposição e comercialização, concedendo aos artesãos a possibilidade de acessar novos mercados, num ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento desses pequenos negócios no mercado local, regional e nacional”, explica Márcia Souto, diretora de Promoção da Economia Criativa, da AD Diper.

FENEARTE

A Aceleração Digital para o Artesanato também será importante porque ainda está sendo desenhado o modelo da 21ª da Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), que vai acontecer entre os dias 7 e 17 de julho. No ano passado, a feira não foi realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, por conta do novo coronavírus. As inscrições para o evento, inclusive, encerram-se neste sábado (16). 

PROGRAMAÇÃO

Confira por onde a Jornada Digital do Artesanato vai passar: 

19/01 – Seminário de lançamento (TODAS AS TURMAS) - TARDE (15h às 17h)
“Mentoria em Negócios do Artesanato” - Abordar aspectos relacionados ao empreendedorismo, design, cultura da cooperação/colaboração, etc.

TURMAS 1 E 2 (REGIÃO METROPOLITANA) – MANHÃ (10h às 12h) E TARDE (15h às 17h)
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual

TURMAS 3 E 4 (3- REGIÃO METROPOLITANA E 4- AGRESTE SETENTRIONAL) – MANHÃ E TARDE
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato;
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento;
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas;
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro;
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual.

TURMAS 5 E 6 (MATA SUL) - MANHÃ (10h às 12h) E TARDE (15h às 17h)
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato;
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento;
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas;
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro;
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual.

TURMAS 7 E 8 (MATA NORTE) – MANHÃ (10h às 12h) E TARDE (15h às 17h)
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato;
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento;
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas;
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro;
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual.

TURMAS 9 E 10 (AGRESTE CENTRAL) - MANHÃ (10h às 12h) E TARDE (15h às 17h)
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato;
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento;
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas;
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro;
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual.

TURMAS 11 E 12 (AGRESTE MERIDIONAL) - MANHÃ (10h às 12h) E TARDE (15h às 17h)
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato;
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento;
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas;
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro;
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual.

TURMAS 13 E 14 (SERTÃO DO MOXOTÓ, SERTÃO DO PAJEÚ E SERTÃO CENTRAL) - MANHÃ (10h às 12h) E TARDE (15h às 17h)
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato;
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento;
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas;
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro;
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual.

TURMAS 15 E 16 (SERTÃO DO ARARIPE, SERTÃO DO SÃO FRANCISCO E SERTÃO DE ITAPARICA) - MANHÃ (10h às 12h) E TARDE (15h às 17h)
21/01 – Oficina: Desvendando os segredos da fotografia com celular
26/01 – Oficina: Edição de imagem para atrair mais clientes
28/01 – Oficina: Estratégias de marketing digital
02/02 – Oficina: Produção de conteúdo
04/02 – Oficina: Atendimento ao cliente no digital
09/02 – Oficina: Precificação
11/02 – Palestra: 1. A importância da formalização para o artesanato;
18/02 – Palestra: 2. Sistemas de gestão empresarial e formas de pagamento;
23/02 – Palestras: 3. WhatsApp Business – ferramenta de vendas;
25/02 – Palestra: 4. A economia criativa e o olhar sobre o futuro;
02/03 – Palestra: 5. A arte como manutenção da identidade cultural;
20/03 – Palestra: 6. Registro de marca e propriedade intelectual.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS