Economia

Indicador antecedente de emprego da FGV recua 2,2 pontos em janeiro

O índice busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses

Cadastrado por

Agência Brasil

Publicado em 05/02/2021 às 10:41 | Atualizado em 05/02/2021 às 10:41
VAGAS DE EMPREGO: Agência de Trabalho de Pernambuco oferta diversas vagas na Região Metropolitana do Recife - MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 2,2 pontos em janeiro deste ano ano e chegou a 83,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. No mês anterior, o indicador registrou uma alta de 1,2 ponto.

O índice busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses, com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços.

"A queda do Iaemp em janeiro sugere uma perda de ritmo da recuperação do mercado de trabalho. Nos últimos meses o indicador vinha oscilando, mas ainda em patamar abaixo do que era observado no período anterior a pandemia. A provável desaceleração da atividade econômica no primeiro trimestre e o elevado nível de incerteza ainda não permitem que seja possível imaginar uma melhora desse indicador no curto prazo", afirma o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler.

Outro índice medido pela FGV, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que busca medir a opinião dos consumidores sobre a atual situação do desemprego, por outro lado, teve uma melhora. O ICD, que é medido em uma escala invertida (de 200 a zero ponto) em que quanto menor a pontuação, melhor é o resultado, caiu 3,8 pontos e chegou a 98,8 pontos.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS