A fintech pernambucana Acqio recebeu um aporte de R$ 50 milhões do fundo XP Asset, que faz parte do mesmo grupo do XP Investimento. A intenção da companhia é passar a oferecer novos produtos e serviços digitais. As fintechs são empresas que oferecem soluções financeiras digitais. Entre outras coisas, a Acqio oferece as maquininhas que recebem os cartões de débito ou crédito e já está presente com suas soluções financeiras em 1036 franquias, espalhadas por 2.500 municípios.
>> Como algumas empresas de tecnologia cresceram apesar da pandemia
"Além do recurso, é uma chancela de uma empresa que respeitamos muito, a XP. Essa parceria vai gerar oportunidades ainda maiores para uma marca que cresce em ritmo acelerado, fortalecendo o elo da Acqio com seus franqueados e clientes, e ajudará a ampliar o alcance da XP entre os empreendedores pelo País", comenta o CEO da empresa, Felipe Valença.
Depois do aporte, o objetivo é passar a oferecer novos produtos e serviços financeiros a pequenos e médios empreendedores além de estabelecimentos comerciais. A empresa também pretende iniciar este ano um projeto para atender grandes clientes, além de estar se preparando para lançar novas funcionalidades da sua carteira digital como pagamento de boletos e contas, recarga de celular, transferências entre contas e funcionalidades do PIX, entre outros.
Atualmente, a empresa oferece um portfolio similar ao banco com acesso ao crédito, cartão pré-pago, um link de pagamentos via aplicativos de texto, sistemas de pagamentos integrados aos ERPs (sistemas de gestão, muito usados por empresas). "Esta operação de pagamento com o link faz todo o sentido durante a pandemia", comenta Felipe. A empresa também disponibiliza conta digital, sem burocracia, que pode ser aberta "em cinco minutos", segundo Felipe.
PORTO DIGITAL
Fundada em 2014, a Acqio nasceu dentro do ambiente do Porto Digital com a missão de levar serviços financeiros para pequenos empreendedores, sendo que, na época, dois dos seus sócios, Gustavo Danzi e Igor Gatis, eram mestres do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco.Também pernambucano, Felipe Valença chegou quando a empresa já tinha mais de um ano.
Atualmente, a Siguler Guff, é a gestora do fundo que é o acionista majoritário da Acqio. Ela intermediou a transação junto à XP Asset. Em 2018, a Siguller Guff fez um aporte de R$ 90 milhões na Acqio. A aproximação entre a Acqio e a XP ocorreu porque ambas fizeram uma parceria para oferecer, no ano passado, microcrédito para pequenos e médios comerciantes via uma iniciativa do BNDES que está sendo concluída.
Em termos de faturamento, a Acqio é a segunda maior empresa do Porto Digital. "Atualmente das 10 maiores empresas do Porto Digital, duas são fintechs: a Acqio e a Insole. E esse aporte da XP mostra o enorme potencial de crescimento que a empresa tem pela frente", resume o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. A Insole é uma fintech que oferece soluções financeira que contribuem para reduzir os gastos com a conta de energia.