PANDEMIA

Comércio pede aceleração da vacinação contra a covid-19 em Pernambuco

O setor será afetado com o novo decreto que passa a valer nesta quarta-feira (26)

Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 25/05/2021 às 23:21 | Atualizado em 25/05/2021 às 23:24
Movimentação em Jaboatão dos Guararapes - Tião Siqueira / JC Imagem

Os presidentes da Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Apesce), Paulo Carneiro, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Bernardo Peixoto, pediram que o Governo do Estado acelere a vacinação contra o novo coronavírus para que, assim, o comércio funcione com mais segurança. O setor será afetado com o novo decreto que passa a valer na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste a partir desta quarta-feira (26).

Paulo Carneiro afirmou que as medidas, "mais uma vez, atingem fortemente o comércio". "A expectativa é que o quadro apresente uma melhora nas próximas semanas e as atividades mudem de patamar tanto na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata quanto no Agreste, onde alguns shoppings enfrentam restrições maiores", disse.

Segundo o presidente da Apesce, a imunização "é um fator muito importante para darmos um passo para um nível de atividades com mais segurança. Enquanto Pernambuco tem 17,56% da população vacinada com a primeira dose, estados vizinhos estão na casa dos 20% ou mais, casos da Paraíba e Bahia".

O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta terça-feira (25) mostra que foram aplicadas 2.584.028 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 1.702.710 foram primeiras doses e 881.318 pessoas completaram o esquema vacinal.

Para Bernardo Peixoto, a vacinação é a "principal ação" para que o comércio não volte a fechar. Além disso, o presidente da Fecomércio-PE sugeriu que, ao invés de fechar os estabelecimentos, o governo deveria escalonar a abertura. "Por que fechar nos finais de semana? Isso concentra mais o pessoal. Quem ia comprar nos sábados e domingos, vai na segunda, na terça, na quarta, e por aí vai", comentou. 

Tanto o presidente da Apesce quanto o presidente da Fecomércio-PE afirmaram entender que o momento atual é delicado. "É muito difícil, mas a gente entende a situação do Estado. Chegamos ao limite dos hospitais, que estão superlotados, principalmente no Agreste e está vindo para o Recife. Tinha que ser tomada uma decisão", pontuou Peixoto.

O que está liberado nos finais de semana na RMR e Zona da Mata

O que está proibido nos finais de semana na RMR e Zona da Mata

Movimetação no parque da Jaqueira - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O que está liberado em cidades da 2ª, 4ª e 5ª Geres

O funcionamento das feiras livres nos municípios abrangidos pele decreto será disciplinado por ato do respectivo(a) Prefeito(a), observando as peculiaridades locais e evitando aglomerações.

O que está proibido em cidades da 2ª, 4ª e 5ª Geres

Movimentação tranquila no Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco - RENATA ARAÚJO/TV JORNAL CARUARU

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS