Endividado, o brasileiro está correndo atrás de qualquer alternativa para reduzir, suspender, adiar e negociar as dívidas. No início deste semana, a Caixa Econômica Federal anunciou que fará pausa e redução temporária no pagamento da parcela do financiamento habitacional. De acordo com o setor, a inadimplência está alta, ultrapassando os 7% para quem deve três prestações. Este é o limite, o momento de corda no pescoço e que os bancos podem até tomar o imóvel para leiloar.
O momento é de aproveitar a iniciativa do banco de "facilitar" a vida de quem tem crédito imobiliário. A pandemia da covid-19 colocou a economia em crise, fez explodir o desemprego e diminuiu a renda da população.
Diante do cenário, a Caixa decidiu reduzir em até 75% no valor das parcelas do financiamento habitacional por tempo limitado. A medida auxiliará quem enfrenta dificuldade financeira em razão da covid-19. Os beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou do Seguro Desemprego poderão pausar o pagamento do financiamento.
“Mais uma vez, ouvindo a população num momento sensível para o mundo inteiro, estamos oferecendo uma redução no pagamento das prestações. Como normalmente faltam ainda 10 a 15 anos [para o fim do financiamento], o acréscimo será muito pequeno ao longo do tempo”, explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Tanto no caso de redução das parcelas quanto na pausa, ao término do prazo estabelecido, a cobrança volta ao valor normal, os descontos concedidos serão incorporados ao saldo devedor e a cobrança diluída até o fim do contrato. A taxa de juros e o prazo contratado inicialmente não sofrem alteração.
ENTENDA COMO FICA
- Redução de até 25% da prestação por até 6 meses;
- Redução entre 25% e 74,99% da prestação por até 3 meses. Para isso, é preciso apresentar autodeclaração de perda de renda;
- Para redução acima de 75% da prestação, é necessário apresentar comprovação documental da perda de renda para avaliação pela Caixa.
- A solicitação é feita pelo App Habitação Caixa
PAUSA NO FINANCIAMENTO
- Vale para quem está recebendo o Auxílio Emergencial ou Seguro Desemprego e quer pausar o pagamento das parcelas. O prazo de duração da medida é de até seis meses.
- A solicitação é feita pelo App Habitação Caixa ou pelo 0800-104-0104.
A Caixa concentra cerca de 80% do crédito mobiliário no País, mas existe a expectativa de outros clientes de crédito imobiliário, que as instituições financeiras acompanhem o movimento iniciado pela Caixa. No ano passado, quando a pandemia chegou ao País, os bancos tomaram esses tipos de medidas. Agora a economia está bem mais deteriorada.
- Financiamentos imobiliários crescem 77,9% no mês de novembro de 2020
- Financiamentos imobiliários batem recorde histórico em 2020, com Caixa liderando entre os bancos
- Minúcias do financiamento imobiliário, para quem tem ou pensa em ter
- Mercado imobiliário fecha 2020 com alta de 9,8% nas vendas, diz CBIC
- Mercado imobiliário fecha 2020 com recorde histórico de vendas
- Mercado imobiliário turbinado
- Crédito imobiliário da Caixa bate recorde no primeiro trimestre
- Clientes da Caixa Econômica poderão pausar ou reduzir prestações do financiamento imobiliário