É brasileiro? Saiba para quais países você já pode viajar

Ao todo, 43 destinos possuem restrições leves à entrada de turistas do Brasil
Adriana Guarda
Publicado em 21/06/2021 às 16:01
JC-ECO0622_VIAGEM-01 Foto: THIAGO LUCAS/ ARTES JC


Alguns países começam a abrir as porteiras para viagens aéreas, após a crise que a pandemia da covid-19 provocou na aviação. para quem está pensando em retomar as viagens, é preciso ficar atento às regras de entrada para os brasileiros em vários países. Ao todo, 43 destinos possuem restrições leves (quando não é necessário fazer quarentena) à entrada de turistas do Brasil, considerando apenas um comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid-19.

O site https://go.edestinos.com.br/  aponta para onde é possível voar. Basta marcar o destino no mapa e as legendas vão definir os critérios para aquele País. Os países que estiverem em verde estão abertos para viagens e não há a exigência do teste para o COVID-19 nem mesmo quarentena.

Por exemplo, a Costa Rica exige o preenchimento de um formulário, o “Pase de Salud”, que deve ser completado antes da partida do voo, seguro-viagem com cobertura de custos de tratamento ao Covid-19, entre outras obrigatoriedades. O México, entretanto, pode pedir quarentena e os viajantes podem ser obrigados a passar por exames de Covid-19 logo na chegada ao território, assim como o preenchimento de questionários de saúde.

Já as Ilhas Bahamas pedem para o ingresso em suas terras um certificado internacional válido de vacinação completa contra Covid-19, com o uso de uma vacina aprovada. Com isso, estão isentos dos requisitos de testes e pesquisas diárias de saúde no país. Outra possibilidade é ter um teste RT-PCR negativo feito no máximo 5 dias antes. As informações são da Skyscanner, empresa que oferece serviço de compra de passagens.

O levantamento, consultado nesta segunda-feira (21), aponta ainda que 28 países impuseram restrições moderadas, em que viajar é possível caso o turista atenda a alguns requisitos de entrada, que podem incluir teste de Covid-19, comprovante de vacinação e/ou quarentena na chegada e/ou no retorno do país. Cuba, Panamá, Equador, Paraguai e Irlanda são alguns deles.

No casos dos destinos com bloqueios fortes, o número chega a 86, ou seja, pessoas partindo do Brasil estão com a entrada suspensa. Só será permitida o ingresso no caso de cidadãos, residentes e/ou se o viajante atender a requisitos rígidos. Dentre esses destinos estão Estados Unidos, Canadá, Argentina, Venezuela, Peru, Chile, Austrália, França, Espanha, Itália e grande parte da União Europeia.

Obrigações atualizadas. Para acompanhar as últimas notícias sobre as restrições de viagens para brasileiros no exterior, o site do Ministério das Relações Exteriores mantém uma listagem.

 

Divulgação - Cor do mapa aponta se há restrição ao ingresso de brasileiros

Verde escuro - Verde – um país aberto para viagens. Não há a exigência do teste para o covid-19 nem mesmo quarentena

Verde claro - um país aberto para viagens mediante teste obrigatório para covid-19.

Amarelo - um país aberto para viagens mediante teste obrigatório para covid-19 e quarentena ao chegar.

Laranja - Apenas cidadãos do país retornando de viagem e pessoas que atendam a requisitos rígidos tem autorização para viajar para este país.

Cinza - restrições de viagem desconhecidas ou não foram publicadas pelas autoridades locais.

TAGS
aviação Covid19 Economia turismo viagem
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory