O Governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (22), que decidiu autorizar as atividades econômicas do interior do Estado a funcionar no mesmo horário da Região Metropolitana do Recife. Devido ao alto número de casos de covid-19 registrado no primeiro semestre de 2021, estabelecimentos comerciais situados no Agreste e no Sertão, por exemplo, estavam funcionando em horário reduzido. As mudança foram baseadas nos atuais números da covid-19 registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que indicam desaceleração de novos casos graves nas últimas semanas nessa área.
"No dia de hoje a gente traz como grande conquista as regiões do interior de Pernambuco, Sertão, Agreste, podendo acompanhar os horários de funcionamento da macrorregião 1. Todo o Estado de Pernambuco, a partir de segunda-feira (26), contará o mesmo horário de funcionamento para todas as atividades", afirmou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.
- Pernambuco tem dois dias seguidos com média móvel de casos abaixo de 1 mil; é o menor patamar desde janeiro
- Com queda na ocupação das UTIs e dos indicadores da covid, médicos relatam aumento no número de cirurgias eletivas em Pernambuco
- Recife baixa idade de vacinação contra a covid-19 para novos públicos. Veja detalhes
- Olinda amplia vacinação contra covid-19; saiba qual é o novo grupo
A auxiliar do governador Paulo Câmara (PSB) detalhou, ainda, os horários que poderão ser cumpridos por alguns setores econômicos a partir da semana que vem. "O setor de bares e restaurantes, por exemplo, poderá funcionar em todo o Estado das 5h às 23h durante a semana e nos finais de semana e feriados. Os shoppings centers poderão funcionar das 9h às 22h também para todos os municípios. Tudo isso graças ao avanço dos números da saúde, que permitiram que a gente pudesse tratar todo o Estado da mesma forma", pontuou.
Na semana passada, também devido ao recrudescimento no registro de casos graves da doença no Estado, o governo liberou a retomada das apresentações musicais, com no máximo três músicos e sem dancing, em bares e restaurantes. Este tipo de estabelecimento também foi autorizado a funcionar uma hora a mais nos finais de semana e feriados desde a última segunda-feira (19).
Apesar da decisão do Executivo estadual, Ana Paula Vilaça reforçou que a população deve continuar seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para evitar a proliferação do coronavírus, pois caso o número de casos volte a subir, o plano de convivência pode ser novamente endurecido. "A gente repete o mantra do cuidado, da vacinação, da importância de tomar a primeira dose da vacina e, para aqueles que já estiverem aptos, tomar a segunda dose, pois só assim nós continuaremos avançando no controle da pandemia", declarou.
Atividades
- Academias: Das 05h às 23h em dias de semana e das 05h às 22h nos finais de semana e feriados.
- Serviços de alimentação: Das 05h às 23h qualquer dia da semana, inclusive os estabelecimentos localizados em shoppings centers; Fica permitida a apresentação musical com até três integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ;
- Comércio Varejista de bairro: Das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais
de semana e feriados. - Comércio Varejista de Centro: Das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais de
semana e feriados. - Praia/Comércio de praia/ Ciclofaixas e calçadões: Regulamentação e fiscalização por cada município.
- Escolas e universidades: Das 06h às 22h.
A covid-19 em Pernambuco
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 1.256 novos casos de covid-19 e 58 óbitos, ocorridos entre 13 de novembro de 2020 e 21 de julho de 2021. Com isso, o estado totaliza 18.502 mortes pela enfermidade até o momento.