Bancos digitais, operadoras de telefonia digital e agora corretora imobiliária digital. O mundo de negócios virtuais vem crescendo e agora é a vez das proptechs (startups do ramo imobiliário) que prometem facilitar a vida tanto do proprietário do imóvel quanto do inquilino. Os diferenciais estão na alternativa de não precisar de um fiador ou caução, apenas o cartão de crédito.
- Recife Antigo ganha apartamentos de até 68 m² com possibilidade de aluguel por dias ou semanas; conheça os imóveis
- Tem contrato de aluguel reajustado pelo IGPM? Veja como renegociar sem ter prejuízo
- Veja quais bairros do Recife tiveram maior alta do preço do aluguel. Cidade já é a capital mais cara em 12 meses
FUNCIONAMENTO
Para quem vai colocar o imóvel para alugar, as plataformas podem promover a desintermediação do aluguel, onde o proprietário consegue tratar de forma direta e online com o inquilino. Para o diretor executivo da 7Cantos, startup nordestina que atua com uma plataforma online para a locação de imóveis, Paulo Filho, a facilidade do online é o grande atrativo. “O proprietário entra no site, faz o cadastro e o time de especialistas entra em contato para definir os ajustes antes da divulgação. Temos uma equipe de fotógrafos profissionais que ficam à disposição para realizar as imagens e publicar no anúncio. Esse trabalho é todo por nossa conta. O proprietário não se preocupa com nada”, afirma. A 7cantos já conta com mais de 1500 imóveis cadastrados na plataforma. A 7Cantos foi criada no Ceará e atua em na capital, Fortaleza, além de Juazeiro do Norte, no sertão cearense, e no Recife. A expectativa da empresa é cobrir todo o Nordeste até 2023.
Após o anúncio, o proprietário consegue acompanhar os agendamentos e propostas através da própria plataforma. “Caso ele aceite alguma proposta de locação, nosso time cuidará da segurança financeira da locação, fará a análise de crédito do inquilino até a garantia mensal do aluguel. Todo o processo é virtual, inclusive o contrato que é assinado digitalmente”, explica Paulo. Além disso, o proprietário que anuncia conta com a facilidade de ter o aluguel garantido, recebendo o valor em dia, independente de possíveis atrasos do inquilino e ainda pode receber o aluguel de até 12 meses antecipadamente. Para isso, basta o proprietário do imóvel pode contratar o serviço quando o contrato é fechado e receber 12 meses de aluguéis antecipadamente e integralmente. Na verdade, funciona como um empréstimo, já que é cobrada uma taxa de 2.99% ao mês para o proprietário.
O proprietário não paga nada para anunciar. A remuneração para a 7Cantos acontece quando o inquilino fecha o contrato, daí o primeiro aluguel pago vai para a proptech como forma de remuneração. Já o inquilino que fecha negócio pela plataforma não paga nada além dos próprios custos de locação. A 7Cantos já conta com mais de 1500 imóveis cadastrados na plataforma.
MERCADO
O mercado de proptechs (startups do ramo imobiliário) está bastante aquecido no Brasil. Segundo a empresa de inovação Distrito, o setor levantou US$ 845 milhões em 13 rodadas de investimento neste ano. O ramo imobiliário é um dos mais rentáveis do mundo, correspondendo a cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) global, e as proptechs prometem movimentar ainda mais ao revolucionar o setor de ponta a ponta , desde a parte de construção até a compra de eletrodomésticos, por exemplo.