A diretora-presidente adjunta da holding Neoenergia, Solange Ribeiro, é a nova vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. O anúncio do nome da executiva para o novo cargo foi realizado nesta quinta-feira (16) pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O Conselho se reúne duas vezes ao ano e incentiva seus representantes a participarem dos assuntos relevantes ao planeta e à sociedade.
>> Saiba como contribuir com o desenvolvimento sustentável
A ONU está à frente de várias ações de combate ao aquecimento global além de ter lançado os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que muitas empresas estão adotando como é o caso da holding da Neoenergia, dona da Neoenergia Pernambuco, a antiga Celpe.
Solange Ribeiro tem mais de 30 anos de experiência no setor elétrico. Todas as empresas da Neoenergia transformaram o seu modelo de negócio para torná-lo mais sustentável em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular no ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e no ODS 13 (Ação Climática). Ela irá trabalhar como vice-presidente ao lado de Paul Polman, Cofundador e Presidente do Imagine, cujo mandato foi prorrogado por mais três anos pelo Secretário-geral. "À nossa nova vice-presidente, Solange Ribeiro, desejo boas-vindas. Sua vasta experiência no setor de energia e compromisso de longa data com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão um grande trunfo para este Conselho e nossa missão comum", disse o secretário-geral.
No mesmo evento, a CEO e diretora-executiva do Pacto Global da ONU, Sanda Ojiambo, afirmou que “o setor de energia é crucial para responder à crise climática mundial, desta forma, Solange será importante para orientar as empresas participantes do grupo sobre a inovação e as etapas necessárias para promover a descarbonização na economia global nas próximas três décadas”.
Em comentário sobre sua indicação, Solange comentou “é uma honra me tornar membro do Conselho. Estou convicta de que acelerar o impacto global das empresas em relação aos Dez Princípios e aos ODS é uma agenda poderosa, que pode envolver várias partes interessadas em todo o mundo, promovendo a transformação do atual contexto ambiental e social que enfrentamos. Estou animada para continuar trabalhando nesta importante agenda na esperança de entregar contribuições valiosas para a ambição estratégica do Pacto Global da ONU”.
Membro do Conselho, Roberto Marques, CEO do Grupo Natura &Co, Roberto Marques, teve seu mandato renovado para os próximos três anos. O Conselho do Pacto Global da ONU desempenha um importante papel consultivo na definição de suas iniciativas, que atua como o carro-chefe das Nações Unidas para a ação empresarial responsável. Projetado como um órgão com várias partes interessadas, o Conselho fornece consultoria estratégica e política contínua.
O Conselho é presidido pelo Secretário-geral da ONU e os membros do Conselho são considerados vencedores que desejam e são capazes de levar avante a missão do Pacto Global da ONU. Eles atuam a título pessoal, honorário e não-remunerado. Para ver a lista completa dos membros do Conselho, acesse: www.unglobalcompact.org/about/governance/board/members
PACTO GLOBAL
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é um apelo às empresas em todo o mundo para que alinhem suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A iniciativa tem como missão acelerar e dimensionar o impacto coletivo global dos negócios, defendendo os Dez Princípios e cumprindo as Metas de Desenvolvimento Sustentável por meio de empresas responsáveis e ecossistemas que possibilitem mudanças. Com mais de 13.000 empresas e 3.000 signatários não-comerciais baseados em mais de 160 países e 70 redes locais, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo - um Pacto Global que une negócios por um mundo melhor.