Uber diz que motorista sempre fica com maior parte do valor das corridas, mas parceiros contestam
Nas redes sociais, motoristas afirmam que a big tech e suas concorrentes, como 99, têm cobrado taxas de até 52%
Desde que completou 7 anos no Brasil, em julho de 2021, a Uber “ganhou de presente” recorrentes reclamações e críticas por parte de motoristas e usuários. Se de um lado os passageiros estão insatisfeitos com as demoras do aplicativo, do outro os parceiros pedem o aumento do valor das taxas repassadas a eles. Apesar das solicitações dos condutores, a Uber afirma que “em qualquer viagem, o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do valor pago pelo usuário”.
No entanto, essa parece não ser a realidade dos trabalhadores cadastrados na plataforma. Nas redes sociais, principalmente em grupos do Facebook, é possível encontrar vários motoristas ‘protestando’ contra as cobranças da Uber e de suas concorrentes, como a 99.
- Uber e 99: para driblar taxas, motoristas recorrem à clandestinidade com viagens 'por fora' dos apps
- Avança na Câmara proposta que garante seguro pago por empresas de aplicativo para motoristas, como Uber e 99
- Uber banida: veja quais países já proibiram o funcionamento da plataforma após batalhas judiciais
- Crise da Uber e 99: regulamentação dos serviços é o mínimo para tentar colocar "ordem na bagunça"
- Problema do Uber é bem maior que preço do combustível (e você paga a conta); entenda outros fatores
No maior fórum pernambucano destinado a usuários e parceiros das plataformas na rede de Mark Zuckerberg, o “Uber e 99 POP Recife - Motoristas e Clientes”, que conta com 116,7 mil membros, é possível encontrar reclamações apontando cobranças de até 52% nas taxas.
- Uber realiza teste de funcionalidade de Tendência de Ganhos para motoristas. Veja como funciona
- Apesar das queixas de motoristas, app de transporte, como Uber, arrecada mais que todas as empresas de ônibus em cidade de São Paulo
- Queixas de parceiros e passageiros fazem a Uber rever tarifas pagas ao motorista. Veja o que mudou
“A cada corrida, o valor que fica pra Uber está cada vez maior. Antes era 25%, agora passa de 40%”, afirma um condutor nos comentários de um dos tópicos do grupo. “Simplesmente mudaram a fórmula de ganhos e, assim, prejudicaram o motorista. Só quem lucra é a Uber”, diz outro motorista.
O que diz a Uber
Por meio de nota, a big tech multinacional afirmou que não foi implementada nenhuma modificação na taxa de serviço da Uber nos últimos meses ou nos últimos dias. Além disso, a empresa explicou que desde 2018 a taxa cobrada aos parceiros se tornou variável para que a Uber tivesse maior flexibilidade para usar esse valor em descontos aos usuários e promoções aos parceiros.
- 'Uber é pior desgraça que poderia ter surgido': conheça história do brasileiro que fez da luta contra apps seu estilo de vida
- Uber avalia pagar Previdência Social de motoristas e entregadores no México
A companhia informou ainda que em qualquer viagem, o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do valor pago pelo usuário. “Podem surgir dúvidas entre os parceiros sobre o valor da taxa porque em algumas viagens ele pode ser maior enquanto, em outras, pode ser menor”, diz trecho do comunicado.
Leia a íntegra da nota da Uber
“A informação não procede, não foi implementada nenhuma modificação na taxa de serviço da Uber nos últimos meses ou nos últimos dias. Em tempos de combate à desinformação e notícias falsas, é importante pontuar os fatos:
No passado, a taxa de serviço cobrada dos motoristas parceiros pela intermediação de viagens era fixa em 25%, mas desde 2018 ela se tornou variável para que a Uber tivesse maior flexibilidade para usar esse valor em descontos aos usuários e promoções aos parceiros.
Em qualquer viagem, o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do valor pago pelo usuário - podem surgir dúvidas entre os parceiros sobre o valor da taxa porque em algumas viagens ele pode ser maior enquanto, em outras, pode ser menor.
O importante é considerar o valor médio, por isso mesmo que todos os motoristas parceiros ativos recebem semanalmente, por e-mail, um compilado sobre os seus ganhos que mostra quanto ele pagou de taxa Uber naquela semana. Nas redes sociais, é possível encontrar parceiros que compartilham esses e-mails pessoais e exibem taxas médias inferiores a 5% e até mesmo 2%, por exemplo.”