Varejo

Natal do RioMar tem personagens do filme Toy Story, conteúdo digital, antigas brincadeiras e doação de brinquedos

Centro de comparas investiu R$ 2,5 milhões na decoração deste ano e espera crescimento de 15% nas vendas, em comparação com o difícil 2020

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 04/11/2021 às 19:44 | Atualizado em 09/11/2021 às 17:05
PALOMA AMORIM/DIVULGAÇÃO
PERSONAGENS O cachorro Slinky também está no cenário principal da árvore de Natal e é um dos pontos onde os visitantes podem tirar fotos - FOTO: PALOMA AMORIM/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Quem for ao RioMar Recife a partir desta quinta-feira (4) vai se encantar com a magia do Natal. Os personagens do universo Toy Story, licenciados pela Disney e Pixar, são o tema da decoração de 2021. Logo na entrada do mall, junto à árvore de 20 metros de altura, está o personagem Buzz Lightyear. O gigante de sete metros de altura, decorado com 10 mil micro lâmpadas de LED, é o anfitrião do Natal. Este ano, o Rio Mar investiu R$ 2,5 milhões na decoração, R$ 300 mil a mais do que em 2020, que trouxe o Mickey Mouse como tema. Com o avanço da vacinação no País e em Pernambuco, a expectativa é que as vendas superem em 15% as do ano passado, quando a pandemia da covid-19 teve seu efeito mais severo sobre o varejo e a economia. 

Com uma decoração criada exclusivamente para o mall e um projeto inédito, o RioMar renova a parceria com a Disney e conta em 2021 com Pixar, estúdio responsável pelas principais animações do mundo. Ano a ano, os filmes de Toy Story vêm aumentando de bilheteria no Brasil e são um sucesso entre vários públicos, de crianças a adultos.

Paloma Amorim/Divulgação
PERSONAGENS O cachorro Slinky também está no cenário principal da árvore de Natal e é outro ponto para fotos - Paloma Amorim/Divulgação

O Natal dos Brinquedos, que tem como slogan "Da nossa família para a sua" tem a proposta de chamar todo mundo para brincar, de apelar para memória afetiva e recordar as brincadeiras antigas da infância. Quem não quebrou a cabeça tentando montar o cubo mágico, rodou pião, jogou futebol de botão, disputou uma partida de dominou ou tirou a sorte no dado? Todas essas brincadeiras estão no cenário principal, junto coma árvore de Natal, e em vários pontos do shopping.   

O clima de brincadeira tenta espantar também a recordação dos momentos mais difíceis da pandemia no ano passado. O superintendente do RioMar Recife, Henrique Medeiros, está confiante de que o Natal deste ano será melhor. "A vacinação é o principal fator para que as pessoas se reanimem a sair de casa. Por isso, estamos apostando em um crescimento de 15% nas vendas do Natal. Uma demonstração de que 2021 está sendo melhor para o setor é que de janeiro a outubro as vendas avançaram 42% em relação ao ano passado e a movimentação de pessoas aumentou 15%", calcula, lembrando que em 2020 os shopping centers passaram 100 dias fechados.

A decoração, com todas as suas interações gratuitas, será apenas um dos motivos de atração dos consumidores às compras. Atendo ao que acontece no País e em Pernambuco neste momento de recuperação pós-pandemia, o RioMar aposta em uma série de ações sociais, que contribuem para aproximar a população do mall.  

Paloma Amorim/Divulgação
RECORDAÇÕES Brincadeiras antigas, que estão na memória afetiva das pessoas, fazem parte da decoração - Paloma Amorim/Divulgação

A gerente de Marketing do RioMar Recife, Denielly Halinski, tecnológico e inovador da decoração 2021, sem perder de vista a alegria e a emoção.  "Nosso Natal está repleto de cor, luz e ludicidade com a marca Toy Story para encantar os clientes. A árvore master tem, no topo, a estrela do personagem Woody e traz tecnologia com efeitos luminosos. Bolas com LEDs RGG trazem três lâmpadas no mesmo dispositivo, mudando de cor. Esse show de luzes acontece a cada meia hora e tem trilha sonora com o clássico 'Amigo estou aqui', tema do universo Toy Story", detalha. 

O personagem do Buzz Lightyear será destaque do cinema em 2022 como protagonista do filme Lightyear, recém-lançado no dia 27 de outubro. Além dele, também estará em destaque na decoração, numa reprodução com três metros de altura, o cachorrinho Slinky. Os PETs dos clientes também terão espaço de interação no mall, por meio do Lounge PET. No espaço cenográfico, animal de estimação e dono poderão fazer fotos e vídeos juntos. O espaço está localizado no piso l1, perto do Café São Braz. 

Paloma Amorim/Divulgação
MALL Personagens estão distribuídos em várias áreas do centro de compras - Paloma Amorim/Divulgação
 

FOTOS 

Não vão faltar espaços para as famílias fazerem fotos com os personagens do filme Toy Story. Além do cenário principal da árvore master com o anfitrião Buzz Lightyear e o cãozinho Slinky, na Praça de Alimentação, localizada no piso L3, tem um cenário especial com os personagens Woody e Buzz Lightyear em tamanho natural. Eles estão cercados de brinquedos que marcaram a infância de todos nós. 

Além dos cenários que são um convite para as fotos, o RioMar instalou três totens digitais no cenário principal (Praça de Eventos 1) e na área do Noel Digital (Piso L2). Nesses pontos, o público poderá se fotografar sem nenhum contato físico. Equipados com sensores de presença, basta que as pessoas movimentem as mão para que surja um timer marcando cinco segundos para que a foto seja registrada. Depois será gerado um QR Code para que as pessoas possam ter acesso às fotos nos seus celulares e possam publicá-las nas redes sociais.     

Este ano Papai Noel vai repetir a versão digital criada no ano passado, em função da pandemia. Ele está, ao vivo, em um estúdio dentro do shopping conversando virtualmente com as crianças e adultos. Outra interação digital é o Game Natal, em que podem jogar até duas pessoas por vez, em uma caça ao presentes com tecnologia Kinect. Vence quem empilhar primeiro os presentes. 

Os personagens de Toy Story estarão por toda a parte não apenas na decoração. Quando passar nas cancelas ou entrar nos elevadores, os clientes vão escutar o áudio da dublagem original dos personagens Jessie, Woody e Buzz. Eles vão saudar os visitantes e dizer outras frases. Os elevadores também estarão decorados com a temática dos personagens do filme. 

GLEYSON RAMOS/Divulgação
Atores representando personagens de Toy Story irão recepcionar os clientes do RioMar na árvore de Natal gigante - GLEYSON RAMOS/Divulgação
 

ARTISTAS

Assis como acontece todos os anos, o RioMar contrata artistas para representar os personagens da decoração. Neste 2021, as contratações ganham ainda mais relevância depois que a classe artística foi uma das mais prejudicadas pela pandemia. O mall contratou 15 atores e criou figurinos exclusivos para este Natal, inspirados nos personagens Woody e Jessie, por exemplo. Eles interagem com o público na chegada e na saída dos cenários. As crianças recebem um adesivo dourado com a estrela do Woody, com a inscrição Feliz Natal e nos finais de semana recebem um cubo mágico de presente.

Rômulo Ramos, Débora Santos e Binho Mello integram o elenco deste ano. "Trabalho como ator há 10 anos e 2020 foi um ano bastante difícil para os artistas, com o fechamento dos teatros e a falta de oportunidade de trabalho. O Natal do RioMar é sempre uma chance de voltar ao mercado. Desde 2013 participo das seleções e acabo sempre ficando. Neste Natal estou interpretando o Woody na parte da manhã e o meu irmão gêmeo idêntico fica à tarde. É engraçado porque todos pensam que é a mesma pessoa", diverte-se.  

Paloma Amorim/Divulgação
SOLIDARIEDADE Assim como no filme Toy Story, em que os brinquedos são doados, RioMar também vai estimular doação de brinquedos novos e usados, com um baú no cenário principal - Paloma Amorim/Divulgação

SHOPPING CIDADÃO

O RioMar vai aproveitar o tema Toy Story para lançar uma campanha de doação de brinquedos. Assim como acontece no filme, as pessoas poderão ceder para outras crianças brinquedos novos e usados (em bom estado). O cenário especial para doação está montado na Praça de Eventos 1 e estará integrado à decoração, remetendo ao quarto do Andy, personagem do filme. Os brinquedos serão doados a quatro instituições do Pina e de Brasília Teimosa, área de atuação do Instituto JCPM (controlado pelo Grupo JCPM e controlador do RioMar): Procriu, Missionários da Luz, Turma do Flau e Centro Escola Mangue. O período de doações acontecerá até 20 de dezembro de 2021. 

A Loja Artesanato de Talentos é outra iniciativa que incentiva o artesanato e o empreendedorismo no Pina e em Brasília Teimosa. O espaço comercializa a produção natalina dos artesãos locais. A ações é resultado da parceria do Instituto JCPM, com o RioMar e o Instituto Fecomércio. 

A diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, defende que o shopping não deve ser apenas um centro de compras e entretenimento, mas também um centro de cidadania. "Queremos trazer nossa contribuição para que a sociedade seja melhor, por isso estamos trazendo para a discussão temas como racismo, trabalho infantil, cuidado com idosos e LGBTQI+", destaca. 

GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO
Denielly Halinski, Henrique Medeiros e Lúcia Pontes - GLEYSON RAMOS/DIVULGAÇÃO

DEPOIS DA COVID

O superintendente do RioMar, Henrique Medeiros, diz que a pandemia da covid-19 trouxe mudanças na estratégia de negócios que não vão retroceder. "As plataformas digitais vieram para ficar. Tanto que, mesmo com uma maior flexibilização dos protocolos sanitários este ano por conta da pandemia, vamos manter nossa plataforma RioMar Online, que permite o local de escolha de retirada do produto: delivery, drive thru e lockers disponíveis no estacionamento", diz. 

Outra opção é o serviço "Retire Aqui", na entrada do empreendimento. O frete é grátis na primeira compra ou nas compras acima de R$ 250,00. O RioMar Online está disponível no App ou no site www.vivariomarrecife.com.br

Arnaldo Carvalho/Divulgação
ARQUITETURA Decoração externa tem mais de 280 mil pontos de LED, que podem ser vistos a grandes distâncias - Arnaldo Carvalho/Divulgação

O ano pós-covid também foi de avanço no número de inaugurações de lojas e de crescimento nas vendas. Medeiros contabiliza a abertura de 30 novas operações, a reinauguração de 8 lojas e adianta a abertura de outras 11 entre o final deste ano e 2021. Como 2020 foi um ano atípico e com forte impacto sobre o varejo em gera e o setor de shopping, a expectativa é que as venda em 2021 sobre o ano anterior fique entre 42% e 45%. 

"Outra boa notícia que deveremos ter é em relação ao trabalho temporário. Nas 456 operações do shopping os lojistas têm 6.500 funcionários e a expectativa é contratar 10% a mais (650 pessoas) em caráter temporário. Como as equipes ficaram defasadas depois da pandemia, por conta da necessidade de reduzir quadros, a chance de ser efetivado este ano é maior para quem for bem no período temporário", acredita. Além dos temporários, a montagem da decoração do Natal mobiliza 150 profissionais diretos. É a maior festa do varejo retomando a sua força e trazendo a esperança de um 2022 melhor. 

 

Comentários

Últimas notícias