Na greve dos caminhoneiros que estava prevista para ocorrer nesta segunda (1º), pessoas maldosas estão postando vídeos na internet como se a paralisação tivesse já impactando os portos, o que geralmente só ocorre depois de alguns dias, quando realmente há uma paralisação, o que não ocorreu até agora. É o caso do vídeo que foi postado nesta segunda-feira (1º) nas redes sociais mostrando vários caminhões parados próximos ao Porto de Mucuripe, no Ceará.
Os caminhões estavam parados aguardando a carga que chegaria dos navios, cena que é muito comum nos portos do Brasil. Segundo o Ministério da Infraestrutura (Minfra), o vídeo é falso e o Porto de Mucuripe está operando normalmente.
Os portos concentram a grande distribuição de combustíveis para as grandes regiões metropolitanas do País. Na greve dos caminhoneiros em 2018, houve falta de combustíveis nos centros de distribuição dos grandes portos do País. A paralisação deixou más lembranças em 2018, porque houve desabastecimento de combustíveis e de gás de cozinha, sendo muito desgastante para a população.
Com a popularidade em baixa, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está monitorando a greve dos caminhoneiros e conseguiu 29 decisões da Justiça para dificultar a paralisação. Os pedidos do governo federal foram feitos via Advocacia Geral da União (AGU) e têm como objetivo garantir o trabalho dos órgãos, como as polícias, inclusive a rodoviária, para manter as estradas livres para quem quiser passar.