OPORTUNIDADE

Empreendedoras do Pina e de Brasília Teimosa ganham espaço para vender seus produtos no RioMar Recife

A partir do Quiosque Social, quatro marcas de mulheres jovens das comunidades ganharão projeção no mall

JC
JC
Publicado em 06/01/2022 às 14:16
Deoclécio Tadeu
Quiosque social no RioMar Recife - FOTO: Deoclécio Tadeu
Leitura:

Tendo em mente que “empreender é persistir”, a jovem Jéssica Maria tem tocado a sua jornada como empresária de uma revenda de joias chamada Pra.Prata. Investir no próprio negócio tem sido a opção de delas e muito dos jovens brasileiros. Por vocação ou por falta de oportunidades no mercado de trabalho, a juventude tem desenvolvido iniciativas empreendedoras cada vez mais cedo. Apostar nesse jovens talentos é a aposta do Instituto JCPM e RioMar, que passa a ceder um espaço no centro de compras para Jéssica e outras três empreendedoras comercializarem seus produtos. 

A partir do Quiosque Social, quatro marcas de mulheres jovens das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa estarão, até o próximo dia 16, no RioMar comercializando os itens e projetando seus nomes junto aos milhares de consumidores que circulam diariamente no local.

A ação faz parte do Projeto Jovens Empreendedores e teve início em maio de 2021 e segue até março deste ano visando impulsionar as atividades comerciais já desenvolvidas nas comunidades. Foi dividido nas seguintes áreas: Introdução ao empreendedorismo; Planejamento financeiro do negócio; Estratégias Digitais; e Estratégias comerciais do empreendedorismo.

Dentro da turma, além de Jéssica, da Pra. Prata, foram selecionadas as marcas Feito por dois e Edrielly Cake, ambas de alimentação, e a ShopLiviaa, que atua com papelaria. Atualmente, grande parte da venda dessas empresas é feita através de redes sociais. Um espaço físico representa o primeiro contato real com o consumidor.

Jéssica, da Pra.Prata, deu os primeiros passos no próprio negócio a partir do dinheiro do auxílio emergencial. Sua experiência profissional era no varejo de atacado que, com a pandemia, precisou reduzir quadros.

“Hoje, posso dizer que minha renda é quatro vezes maior do que no período de funcionária. É preciso persistir, ter cuidado com as contas. Nas aulas de empreendedorismo, aprendi muito sobre custos. Muitas vezes, a gente esquece de contabilizar aqueles pequenos gastos, como Uber para pegar mercadoria, por exemplo. Saber fazer a gestão é importante”. É possível encontrar produtos entre R$ 15,00 e R$ 249,00 na loja de Jéssica.

Raíssa Castro, advogada por formação, resolveu mudar a trajetória profissional e apostar no talento para confecção de doces. O marido, então militar, também estava repensando a carreira e se formou em gastronomia. Juntos, fundaram a Feito por dois em plena pandemia e apostaram na força das redes sociais para as primeiras vendas de doces e bolos.

“Começamos vendendo por delivery apenas nos finais de semana. Fomos nos aperfeiçoando, fazendo cursos. Aqui no quiosque percebemos um público bem diverso, onde o atendimento faz a diferença na hora da venda”, comenta.

Edrielly Santana é outro exemplo. Um desligamento em meio à pandemia impulsionou novos caminhos. “Cheguei a gerenciar um bar, comecei administração, mas não prossegui. Havia uma distância grande entre a teoria e a prática. Com o fechamento por conta da covid, passei a apostar em algo que eu fazia por hobby que era a produção de doces e salgados. Fazia muito para meus amigos até que um dia resolvi testar receber encomendas. No Dia das Mães recebi 15 pedidos e deu tudo certo. A partir desse momento, peguei minha rescisão e comecei a investir", detalha. Com a demanda, a casa dela passou a  estar dividida entre a parte de produção e moradia.

Embora distintas, as histórias têm um ponto em comum: são jovens com poucos recursos, onde quase não há margem para erros, atuando majoritariamente sozinhas. E encontram apoio no Instituto JCPM. Eduarda Livia da Silva, 26, trabalhou por oito anos no RioMar,  local onde acumulou experiência em várias funções, e teve o insight para começar o próprio negócio.

"Tenho uma loja em casa e o atendimento no Instagram. Mas a projeção dentro de um shopping é outra. Impacta até minhas redes sociais”, conta Eduarda, que, além da papelaria gera, tem apostado agora em material personalizado para empresas na sua Shop Liviaa.

O Quiosque Social do RioMar está localizado no Piso L1 do mall, próximo à loja O Boticário. 

Comentários

Últimas notícias