Tecnologia

Porto de Suape lança aplicativo com informações para a comunidade portuária e a população

Informações sobre tráfego marítimo e operações portuárias, além de projetos socioambientais e outros temas, estão disponíveis na ferramenta, que foi lançada nesta terça-feira (25), no Centro de Artesanato, no Bairro do Recife

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 25/01/2022 às 17:38
Divulgação
Aplicativo Suape na Palma da Mão - FOTO: Divulgação
Leitura:

Imagine carregar o gigante Suape na palma da mão. Isso agora é possível graças ao aplicativo App Suape, ferramenta que traz informações sobre tráfego marítimo e operações portuárias, além de projetos socioambientais, empresas instaladas no complexo e notícias. Produzido pela Diretoria de Planejamento e Gestão da empresa, o aplicativo foi lançado nesta terça-feira (25) durante evento no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife. O lançamento também contou com uma sala virtual, com participação de empresários, secretários, representantes do governo Federal e do próprio presidente do complexo, Roberto Gusmão, que positivou para a covid-19 e teve que participar à distância. A transmissão foi realizada no canal oficial de Suape no Youtube.

Divulgação
Aplicativo Suape na Palma da Mão - Divulgação

Para os usuários da plataforma Android, o App Suape já está disponível para download. Para quem usa o iOS, o aplicativo estará disponível na App Store nos próximos dias. O aplicativo é bastante intuitivo e vai permitir acompanhar a operação portuária em tempo real. Qualquer navio que estiver a 24 quilômetros do Porto de Suape estará sendo monitorado.

O porto terá uma espécie de Marine Trafic (serviço online de rastreamento de navios usado em todo o mundo) em escala local. Em um mapa será possível apontar quantas e quais embarcações estão a caminho de Suape, além do que estão transportando, previsão de chegada, últimos portos onde atracaram e outros dados que facilitam a logística em terra.

O aplicativo mostra, ainda, os navios que estão atracados ou fundeados no porto e as operações em andamento. O diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins, destaca o ganho de competitividade que o aplicativo proporcionará ao porto. "O lançamento do App Suape gera impacto direto na competitividade e no ganho de produtividade para os operadores portuários, que saberão dia, hora e minuto em que as embarcações vão chegar", afirma.

O lançamento do App Suape é a socialização das ferramentas que foram desenvolvidas a partir do SuapeGeo, que faz o monitoramento dos navios com destino a Suape. Segundo o coordenador de Informação Territorial da empresa, José Gleidson Dantas, o SuapeGeo é uma plataforma já utilizada pela empresa. “E composta por um arranjo de tecnologia de geoprocessamento e geolocalização voltado para estudos e informações sobre os territórios continental e marítimo de Suape, que apoia as operações e a tomada de decisão em diversas esferas”, explica.

Divulgação
Aplicativo Suape na Palma da Mão - Divulgação

"Além de todas as informações do porto em tempo real, vamos disponibilizar outras seções no aplicativo que são igualmente relevantes. Em uma delas, apresentaremos os projetos socioambientais de Suape, desenvolvidos sob a ótica das boas práticas ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). Suape não é só o porto. Nós cuidamos do meio ambiente e das comunidades inseridas no complexo com variados projetos, que serão apresentados à população através do aplicativo", reforça o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

Para quem necessita das informações para tomada de decisões que impactam nos negócios, o aplicativo traz uma série de benefícios. "Com ele, Suape está na vanguarda e se equipara aos portos mais modernos do mundo. A informação 'just in time' beneficiará o importador, o exportador, o armador e todo o setor portuário. É uma ferramenta vital para agregar valor para o desenvolvimento de Suape. Hoje, tudo depende de informação e isso traz muitas vantagens. Com isso, você vai administrar o tempo, o custo do navio e de toda a operação", diz o diretor-presidente da Agemar (holding de referência no Nordeste no ramo de infraestrutura e logística), Manoel Ferreira.

Além da comunidade portuária, a população em geral terá a opotunidade de conhecer os projetos desenvolvidos por Suape e saber mais como a empresa convive com o meio ambiente, com as comunidades que vivem em seu entorno e com as empresas do complexo industrial.

Há sete anos em Suape, o diretor de Operações, Paulo Coimbra, comemora o processo de modernização do porto. "Quando cheguei aqui o acompanhamento dos navios era feito em planilhas de excel. Agora temos uma ferramenta que agrega as informações de todo o sistema em um só lugar. O aplicativo será ums instrumento para nos ajudar no desafio de transformar Suape em um porto com competitividade euqivalente a de empresas privadas. Um porto de alta performace com capacidade de se relacionar com toda a sua comunidade", defende.

O lançamento do App Suape contou com a participação presencial do professor fundador do Centro de Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira; do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu; e dos diretores do Porto de Suape, Francisco Martins (Planejamento e Gestão) e Paulo Coimbra (Gestão Portuária)

LINK PARA ACESSAR O APLICATIVO

https://experience.arcgis.com/experience/1de77607cc584d0482cc3e5ea96a09ac/page/Bem-vindo!/

 

 


 

 

Comentários

Últimas notícias