Os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) podem sacar até R$ 1 mil no saque extraordinário do FGTS.
O calendário do saque extraordinário do FGTS já fez a liberação dos valores de todos os trabalhadores, que podem resgatar o dinheiro até 15 de dezembro de 2022.
O valor de até R$ 1 mil é creditado automaticamente em uma conta aberta pela Caixa Econômica Federal em nome do trabalhador.
É possível acessar a conta pelo aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o uso do dinheiro para fazer pagamentos, compras, transferências, saques, entre outros.
No entanto, alguns trabalhadores estão sendo surpreendidos por golpes envolvendo o saque extraordinário do FGTS. Ao fazerem o login no aplicativo, descobrem que o valor já foi sacado por criminosos.
De acordo com o doutor em Finanças e professor do UniFavip Wyden Ricardo Galvão, o ataque mais comum é conhecido como engenharia social, que consiste em obter dados pessoais que permitam o acesso total à conta do trabalhador.
"Para roubar a senha dos usuários, os criminosos costumam enviar mensagens SMS falsas informando que a senha do aplicativo expirou e disponibilizando um link que leva a um website falso semelhante ao do banco", explica.
O professor continua: "Ao digitar a senha no referido site falso, o cliente fornece aos criminosos o login e a senha do seu aplicativo, sendo o bastante para que perca todo o dinheiro que lá está depositado", afirma.
Saque extraordinário do FGTS: como evitar golpes
Portanto, para evitar golpes envolvendo o saque extraordinário do FGTS, é preciso estar atento e não clicar em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros.
"Em caso de dúvidas, acesse o aplicativo diretamente pelo telefone sem clicar em nenhum link. Por fim, evite receber ajuda de terceiros e recorra aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta. Seguindo as dicas apresentadas, será prático e rápido aproveitar as funcionalidades do aplicativo Caixa Tem", afirma Ricardo Galvão.
Caso já tenha caído no golpe, a orientação é procurar a Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?
Têm direito ao saque extraordinário do FGTS os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do fundo de garantia.
Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do FGTS também podem realizar o saque extraordinário do FGTS.
No entanto, caso o trabalhador tenha feito também a antecipação do saque-aniversário, pode ter parte ou a totalidade do saldo bloqueado para saque em razão da garantia do empréstimo.