O EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL já foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Os beneficiários aguardam instruções do Governo sobre quando o crédito poderá ser acessado e quais os percentuais de juros de cada instituição financeira participante do programa.
Segundo o jornal Estadão, o governo federal pretende autorizar o acesso ao empréstimo pelos assistidos pelo programa social entre os meses de agosto e outubro.
LEIA TAMBÉM: ''Ideal é não pegar'', diz Bolsonaro no Flow sobre EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL
O benefício está inserido na modalidade de crédito consignado. Assim, sendo descontado do próprio Auxílio Brasil.
Além disso, o empréstimo Auxílio Brasil também irá contemplar quem faz parte do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
CAIXA PRETENDE OFERECER A MENOR TAXA DE JUROS DO AUXÍLIO BRASIL
A Caixa Econômica Federal pretende oferecer a menor taxa de juros do mercado para o empréstimo Auxílio Brasil. Segundo a presidente do banco, Daniella Marques, a instituição ainda analisa internamente qual será esse percentual.
"Não está definido [o percentual], existe uma governança interna do banco, existe um processo de balanceamento de crédito e definição de taxas, mas o que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco", afirmou Daniella Marques durante um evento na última terça (9).
QUAIS BANCOS ESTÃO FAZENDO O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL?
O empréstimo estará disponível em todas as instituições financeiras credenciadas. No momento, os bancos Itaú, Nubank, Bradesco e BMG já estão aptos oferecer o crédito.
Assim que liberado pelo Governo, o cidadão poderá solicitar o empréstimo na instituição e informar que a categoria se trata do Auxílio Brasil.
QUAL O VALOR DO EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL?
O valor do empréstimo Auxílio Brasil pode comprometer até 40% do valor benefício. Desses, é possível utilizar 5% para saque ou amortização de dívidas no cartão.
O empréstimo terá prazo de pagamento de até 48 meses, além de juros mais baixos - em torno de 2%. Não será preciso realizar uma avaliação de risco de crédito, e todos os bancos podem disponibilizar o empréstimo.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO AUXÍLIO BRASIL AGOSTO
- NIS terminado em 1 - Recebe dia 9 de agosto;
- NIS terminado em 2 - Recebe dia 10 de agosto;
- NIS terminado em 3 - Recebe dia 11 de agosto;
- NIS terminado em 4 - Recebe dia 12 de agosto;
- NIS terminado em 5 - Recebe dia 15 de agosto;
- NIS terminado em 6 - Recebe dia 16 de agosto;
- NIS terminado em 7 - Recebe dia 17 de agosto;
- NIS terminado em 8 - Recebe dia 18 de agosto;
- NIS terminado em 9 - Recebe dia 19 de agosto;
- NIS terminado em 0 - Recebe dia 22 de agosto.