As incrições para participar do processo seletivo simplificado para o Censo Demográfico 2022 foram abertas nesta quarta-feira (14) e vão até a sexta-feira (16).
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 8 mil vagas serão ofertadas e sem que o candidato realize uma prova.
Continue a leitura para entender mais sobre a seleção simplificada do IBGE:
Vagas do concurso IBGE
Na seleção simplificada do Censo Demográfico 2022 serão ofertadas 7.795 vagas de recenseador e 436 vagas de agentes censitários.
Entre as vagas de recenseador, 1.447 vagas são para concorrentes pretos ou pardos e 765 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCDs).
Já entre as vagas de agentes censitários, serão destinadas 27 vagas para concorrentes pretos ou pardos e 5 vagas para Pessoas Com Decifiência (PCDs).
Todas as vagas para o processo seletivo simplificado são temporárias.
A previsão de duração do contrato para recenseadores é de três meses, enquanto para os agentes censitários é de cinco meses. Os contratos podem ser prorrogados.
Salário do concurso IBGE
Os agentes censitários que farão supervisão receberão R$ 1.700, enquanto os agentes censitários municipais receberão R$ 2.100. Ambos trabalham por oito horas diárias (40 horas semanais).
Já os recenseadores tem remuneração por produção, que será calculada pelo setor censitário. Segundo a recomendação para a área, a carga horária de trabalho do profissional será de 25 horas semanais, no mínimo.
Benefícios do concurso IBGE
Os profissionais que forem aprovados no processo seletivo do Censo Demográfico 2022 têm direito a receber:
- Auxílio-alimentação;
- Auílio-transporte;
- Auxílio pré-escolar;
- Férias (proporcional);
- 13º salário (proporcional).
Como se inscrever na seleção simplificada do IBGE?
As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (16) e não há taxa de participação que o candidato precise pagar.
Para participar do processo seletivo do IBGE é necessário ir presencialmente a um dos postos de inscrição. Confira os postos de inscrição do IBGE aqui.
Pré-requisitos e documentos para o concurso IBGE
A pessoa que se interessar pela seleção simplificada do IBGE deve estar atenta aos requisitos solicitados para ocupar o cargo desejado.
Os profissionais que ocuparão o cargo de recenseador devem ter apenas o ensino fundamental completo.
Para os agentes censitários, é exigido ensino médio completo.
Além disso, o candidato deve apresentar alguns documentos que comprovem seu interesse pela vaga e a aptidão para ocupar o cargo, são eles:
- Formulário de inscrição (preenchido e assinado);
- Documentação do Histórico Acadêmico.
* Os documentos apresentados pelo candidato devem ser a via original e uma cópia.