O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal banco de dados através do qual o Governo Federal implementa programas sociais ao público, como o Auxílio Brasil.
A partir do CadÚnico, os beneficiários podem ter acesso também ao Auxílio Emergencial, se eventualmente voltar a ser implementado, à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), ao ID Jovem e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Periodicamente, é preciso realizar a atualização do cadastro na plataforma; o prazo para fazer o recadastramento, que se encerraria nesta sexta-feira (14), foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania.
Confira a seguir todas as informações:
QUEM TEM DIREITO AO AUXÍLIO BRASIL?
Podem realizar o cadastro no Auxílio Brasil famílias que estejam:
- Em situação de pobreza, com renda mensal entre R$ 105,01 e R$ 210;
- Em situação de extrema pobreza, com renda mensal até R$ 105;
- Famílias com mulheres gestantes, mães que amamentam ou pessoas de 0 a 21 anos incompletos;
- Em regra de emancipação;
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RECADASTRAMENTO AUXÍLIO BRASIL
A atualização de dados tradicional no Cadastro Único deve ser feita a cada 2 anos, com ressalva para eventuais mudanças na vida do beneficiário que interfira diretamente nos dados de inscrição.
Em casos semelhantes como aumento do número de filhos ou da renda familiar, a alteração no banco de dados do CadÚnico deve ser realizada pelo beneficiário com urgência, para que não perca o benefício por desatualização.
Tanto o primeiro cadastramento no Auxílio Brasil quanto a atualização períodica de dados no Cadastro Único podem ser feitas das seguintes formas, com a ajuda dos documentos de identificação:
- De maneira virtual, através deste endereço: https://cadunico.cidadania.gov.br;
- De maneira remota, através do aplicativo do Cadastro Único, que pode ser baixado em aparelhos Android e iOS;
- De forma presencial, nos postos de atendimento do CadÚnico.
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FAZER ATUALIZAÇÃO DO AUXÍLIO BRASIL?
Para realizar o recadastramento no Auxílio Brasil, o beneficiário deve optar por algum dos documentos citados abaixo:
- CPF (preferencial);
- Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) (para indígenas que possuem apenas esse documento);
- Título de Eleitor.
QUEM PRECISA FAZER O RECADASTRAMENTO DO AUXÍLIO BRASIL?
Para atualizar os dados e não perder o benefício, é válido ressaltar que é necessário já estar inscrito no Auxílio Brasil.
Neste momento, é necessário que os beneficiários que não tenham realizado atualização desde 2016 ou 2017 refaçam o cadastro para continuarem inscritos no Auxílio Brasil de maneira regular.
MINISTÉRIO DA CIDADANIA PRORROGA PRAZO PARA RECADASTRAMENTO
Para as famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, o prazo anterior de atualização de cadastro se estendia até esta sexta-feira (14).
O Ministério da Cidadania, no entanto, prorrogou o prazo em 30 dias para que seja realizado o recadastramento. Confira até quando se estende o novo prazo para atualização do cadastro do Auxílio Brasil:
FAMÍLIAS COM CADASTRO DESATUALIZADO DESDE 2016 OU 2017
- 13 de novembro de 2022
A atualização do cadastro é de extrema importância para não perder o benefício do Auxílio Brasil e, além dele, o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.